44ª Romaria da Terra está confirmada para 1º de março, dia de Carnaval, em Ilópolis

Em formato mais compacto, evento volta a acontecer depois de quase dois anos. São aguardadas cerca de mil pessoas para a peregrinação, informa o padre Clécio José Henckes


0
Imagem: Divulgação

Está confirmada a realização da 44ª Romaria da Terra para 1º de março, dia de Carnaval, em Ilópolis. É a terceira vez que a região recebe a peregrinação. Devido à pandemia de coronavírus o evento não acontecia há quase dois anos. Nesta edição, ela ainda deve ocorrer de forma mais compacta, mas segundo o pároco da Paróquia de Ilópolis, o padre Clécio José Henckes, ainda assim, terá grande importância histórica.

Segundo o religioso, as 18 dioceses do Rio Grande do Sul devem mandar representantes. Assim como a população regional, honrada em receber a Romaria da Terra, deve se fazer presente em grande número. “Nossa região está mobilizada para fazer um número maior, porque é um prazer, honra. Muita gente não participou de uma Romaria.”


ouça a entrevista


 

Pároco da Paróquia de Ilópolis, o padre Clécio José Henckes (Foto: Divulgação)

A expectativa anterior era de até 10 mil pessoas. Agora, é de mil. A peregrinação terá em torno de 1 quilômetro. Neste ano, o tema escolhido para a 44ª Romaria da Terra é Agricultura Familiar e Agroecologia: Sinais de Esperança e o lema é “Irmãs e Irmãos Cuidemos da Mãe Terra”.

Programação

As caravanas começarão a ser recepcionadas a partir das 7h com café da manhã e músicas. A partir das 8h30 será feita a abertura com a palavra do prefeito de Ilópolis e do bispo diocesano, Dom Aloísio Dilli.

A programação continua com o início da caminhada, às 9h, contemplando três paradas, em frente ao Museu do Pão, no Santuário São Paulo Apóstolo e no Parque do Ibama. Dentro do Parque do Ibama, a Romaria segue com a Santa Missa, intervalo para o almoço, tribuna popular e oficinas. O encerramento acontecerá às 16h.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui