50 anos de Expointer – Parque de Exposição Assis Brasil

Leia o comentário do engenheiro agrônomo Nilo Cortez.


0

Nesta época do ano os extensionistas da EMATER/ASCAR estariam a mil trabalhando na EXOINTER. Mas, a pandemia mudou os rumos e teremos uma comemoração virtual dos 50 anos do então chamado “ Parque de Exposição Assis Brasil”. E não é só a maior vitrine do agronegócio Gaúcho, também escola para estudantes do setor e famílias rurais.

Com a idade vem a dita experiência e de certa forma participação na história. E comigo e com outros não é diferente.

Tudo começou em 24 de fevereiro de 1901 com a primeira Exposição onde hoje é o Parque Farroupilha-POA. Foram 2200 expositores com feira de bovinos, suínos, equinos, produtos agrícolas, industriais e artesanato. Público de 67 mil visitantes ótimo para época.

Em 1912 se transferiu para o Parque Menino Deus na necessidade de mais espaço, onde hoje tem o complexo esportivo e instalações da Secretaria da Agricultura, atrás do Prédio da EMATER. Entre 1963 e 1965 fui estudar no Ginásio Agrícola do Morro-POA. Os estudantes ajudavam nos pequenos trabalhos como voluntários e valia aula. Nos tratavam muito bem e era uma festa. A gurizada com seus guarda-pó caqui iam de caminhão e voltava cheio de palha e esterco para a compostagem. Foi neste período que tive os últimos contatos com meu pai Veterinário que trabalhava no Parque. Na ETA 1966 a 1968 em Viamão participávamos como estudantes acompanhando e fazendo trabalhos escolares e alguns faziam bicos por lá.

Em 29 de agosto de 1970 foi realizada a 33ª Exposição Estadual de Animais, mas, esta já feita no atual local. Inicialmente não pode ser comparável a situação de hoje. Já estudava Agronomia e fazíamos trabalhos escolares e visitações na época. Alguns trabalhavam no auxílio a julgamento e fiscalização principalmente os veterinários.

Em 1972 aconteceu a 1ª Exposição Internacional de Animais denominada EXPOINTER com a participação de 13 países, diversos estados e 2900 animais inscritos. Novamente entramos na história com participação de trabalhos e o Paraninfo da turma de Agronomia foi o Secretário Estadual da Agricultura Edgar Irio Sim. E a turma de Santa Catarina o Secretário da Agricultura de lá.

Em 1977 comecei a participar com a EMATER/ASCAR nos trabalhos da exposição. Os mais experientes com participação efetiva no parque por cerca de dez dias. Os demais acompanhando excursões do interior e foi o caso de Lajeado, onde trabalhava, com os demais colegas do Vale. E foi o ano que o espaço passa a ser chamado “ Parque Estadual de Exposição Assis Brasil”.

A Instituição passa a levar muitas novidades e tecnologia de campo para os produtores. Coisas práticas principalmente direcionadas a pequena propriedade, hoje agricultura familiar. Escola informal recebendo as famílias rurais e visitantes urbanos.

Em 1980 iniciou os trabalhos com as “Agroindústrias Familiares” num barracão de lona em condições precárias mais cheia de esperança. E a partir daí só cresceu e é o sucesso de hoje. Nesta fase a EMATER inicia as apresentações de preparo de alimentos com produtos vegetais e animais que se tornou prática comum hoje no Parque.

Em 2020 com a pandemia veio um balde de água fria, não teremos a feira que era uma garantia de bom faturamento. As alternativas estão aparecendo para pelo menos compensar parte das perdas. A EMATER está com a Feira Virtual da Agricultura Familiar (FEVAT). Um canal exclusivo de consumidores e produtores de alimentos com vendas virtuais e televendas nos municípios gaúchos. Entre no Said da EMATER RS e clique no final da página na janela FEVAT. Ou procure o escritório da EMATER de seu município e se cadastre.

De certa forma já começou esta EXPOINTER ontem com live do Governador e a Exposição Digital Máquinas Agrícola organizada pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do RS (Simers). Haverá outras programações online já confirmadas pela Federação das Associações de Criadores de Raças e Associação de Cavalos Crioulos com provas e julgamentos entre 26 de setembro e 4 de outubro. Estaremos atentos e vamos continuar divulgando as informações referentes a estes eventos aos 50 anos de EXPOINTER digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui