76% da população da Finlândia apoia entrada para a Otan, aponta pesquisa

Levantamento foi encomendado pela emissora pública Yle e registra um aumento de 16 pontos percentuais em comparação com enquete feita em março


0
Exército da Finlândia em foto sem data (Foto: Cortesia Ministério da Defesa da Finlândia)

Mais de três quartos dos finlandeses agora apoiam uma candidatura finlandesa à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), de acordo com uma nova pesquisa publicada nesta segunda-feira (9), dias antes de um anúncio do governo finlandês a este respeito.

De acordo com o levantamento publicado pela televisão pública Yle, 76% dos finlandeses querem que o país se junte à Otan, em comparação com 60% em março. Em todos os lados políticos, os entrevistados são a favor da adesão à aliança, conclui a pesquisa.

Mudança de posição

Assim como na Suécia, a invasão russa da Ucrânia mudou a opinião pública, que antes era mais cética a este respeito. A Finlândia compartilha mais de 1,3 mil quilômetros de fronteira com a Rússia e costumava manter uma posição de neutralidade.

Nos últimos anos, antes da invasão da Ucrânia, os apoiadores da adesão à Otan na Finlândia eram cerca de 20-30%.

O presidente finlandês Sauli Niinisto deve anunciar oficialmente sua posição pessoal sobre a adesão à Otan em 12 de maio e especialistas esperam que a candidatura finlandesa seja oficializada nos próximos dias.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui