Foi lançada na noite desta sexta-feira (02) a 8ª edição da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil. A solenidade, realizada no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), reuniu cerca de 200 pessoas entre empresários, patrocinadores, autoridades e imprensa.

Cerca de 200 pessoas acompanharam o lançamento da feira. (Foto: Ricardo Sander)

Com a slogan “vamos construir juntos”, o tema mais abordado no evento foi a economia colaborativa. A cadeia de valor da economia colaborativa mostra como empresas podem repensar seus modelos de negócios tornando-se “prestadoras de serviços”, “fomentadoras de mercado” ou “provedoras de plataformas”. As empresas com visão de futuro empregam um modelo, enquanto as mais inovadoras empregam todos os três, com a corporação no centro, abandonando assim a fórmula de preço, praça, produto e promoção.

Miguel Arenhardt acredita que a economia colaborativa estará muito presente na Construmóbil. (Foto: Ricardo Sander)

Em seu pronunciamento, o presidente da Acil, Miguel Arenhardt, ressaltou que este é um tema que vem sendo amplamente debatido e entende que ele se aplica muito bem na construção civil, no dia a dia. “A tendência é que ela (economia colaborativa) fique cada vez mais presente”, cita.

Em sua última edição, realizada em 2015, a Construmóbil recebeu 21 mil pessoas e gerou R$ 29 milhões em negócios. O presidente da 8ª Construmóbil, Marcos Mallmann, o Marcão, acredita que esses números serão batidos em 2017. “Lajeado e o Vale do Taquari são um celeiro de empreendedores que no dia a dia se transformam, e eu tenho certeza absoluta que vamos alcançar nossas metas”, reforça. Até agora cerca de 70% dos 250 estandes já estão comercializados.

Em seu discurso, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destacou que a construção civil é um dos maiores potenciais do município. Segundo ele, até o fim de maio, 370 projetos de construção deram entrada no município. “São 88 mil metros quadrados em construção em Lajeado o que representa R$ 140 milhões na nossa economia, apenas na construção. Ele acredita que os números atuais possam ficar ainda melhores com a Construmóbil e superar os 200 mil m² construídos em Lajeado em 2016. “Nós já

Marcelo Caumo espera que Lajeado supere os 200 mil m² construídos em Lajeado em 2016. (Foto: Ricardo Sander)

conseguimos números muito bons, nesse primeiro semestre, de projetos apresentados e acreditamos que, com a feira isto pode ser impulsionado porque todos os empreendedores querem esperar o momento da Construmóbil para lançar o seu projeto”, estima.

A cerimônia ainda traçou um breve histórico da feira, iniciada em 2003, e apresentou Kátia Eckert como a presidente da Construmóbil 2019. O evento foi encerrado com coquetel e confraternização do público.

Novidades

Entre as mudanças definidas está o novo layout do Pavilhão 1. O local vai conciliar negócios e gastronomia, já que será ocupado por expositores e também vai acomodar lancheria, cafeteria, choperia e mesas e cadeiras para bate-papo, descanso e lazer do público. Outra novidade diz respeito à Mostra Arquitetura & Design, no Pavilhão 3, a qual reúne inovações e tendências para espaços residenciais e comerciais. A Construmóbil 2017 ocorre de 26 de setembro a 1º de outubro no Parque do Imigrante, em Lajeado. RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui