8h – Comissão da reforma da previdência volta a se reunir hoje


0
Foto: Divulgação

A comissão especial da Câmara que analisa a proposta de reforma da Previdência volta a se reunir nesta terça-feira (9) para tentar concluir a análise do relatório do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), que traz mudanças nas regras da aposentadoria. Foram alteradas, por exemplo, a idade mínima de aposentadoria para mulheres e a regra de transição. /G1.


ouça o programa


Senado vota PEC’s nesta terça-feira

Os Senadores podem votar nesta terça-feira (9), a PEC que acaba com o foro privilegiado. A proposta está na pauta do Senado, mas precisa de acordo, pois a apresentação de emendas pode levar a PEC de volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os senadores também podem votar outra PEC, a que torna os crimes de estupro imprescritíveis. /G1.

STF julga processo envolvendo Maluf

A 1ª Turma do Supremo julga hoje (9) se o deputado Paulo Maluf (PP-SP) usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado quando era prefeito de São Paulo, entre 1992-1996. O relator é o ministro Edson Fachin. Maluf e mais 10 viraram réus em 2011, e só o deputado responde à ação penal no STF, os demais são julgados em 1ª instância. Maluf nunca foi condenado pelo Supremo./G1.

Ministério Público abre inquérito para investigar conduta do prefeito e de secretários de Estrela

O Ministério Público (MP) instaurou três inquéritos para investigar procedimentos adotados pela Prefeitura de Estrela. A apuração foi tornada pública pelo vereador Norberto Fell (PPS), durante a sessão desta segunda-feira (08). Os processos questionam contratações temporárias e o suposto desmatamento de vegetação restrita. Em caso de irregularidade, a punição vai de multa a cassação do mandato, de acordo com o vereador Fell. /NR.

Lajeado testa sistema de identificação facial por câmeras de vídeo

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Lajeado começou na sexta-feira (5), a fase de teste do projeto de identificação facial de de placas de veículos através do sistema de videomonitoramento. Conforme o responsável pelo setor de inteligência da SSP, Tenente-Coronel Vinícios Renner, o software de computador é capaz de levantar dados com base na captação da imagem do rosto da pessoa.(09_correspondente8h_audio2). A previsão é de que o sistema entre em funcionamento ainda neste ano.

RS confirma duas mortes por gripe

Duas mortes por gripe no Rio Grande do Sul em 2017 foram confirmadas nesta segunda-feira (8) pelo secretário estadual de Saúde, João Gabbardo Reis. Em uma rede social, ele deu a informação e pediu às pessoas que fazem parte do grupo de risco que se vacinem. Gabbardo também afirmou que as vítimas moravam em Porto Alegre e tinham 61 e 70 anos, além de terem doenças crônicas. Em 2017, foram 23 casos confirmados de vírus influenza A (H1N1 ou H3N2) no estado. Apenas duas cidades tiveram mais de um caso: Porto Alegre, com 12, e Eldorado do Sul, com dois. Alvorada, Candiota, Canoas, Encantado, Esteio, Guarani das Missões, Putinga, Venâncio Aires e Viamão tiveram um caso confirmado. /G1.

Alivat anuncia lançamento de Concurso Literário

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) lança nesta terça-feira (9), o 6º Concurso Literário Novos Talentos: Escritos/Escritores. A competição tem o objetivo de oportunizar escritores a exporem seus trabalhos. Podem participar autores de contos, crônicas, crônicas históricas, poesias e literatura infanto-juvenil. O período de habilitação s vai até o dia 28 de julho./LF.

Bumlai será ouvido na Lava-Jato nesta terça-feira

O juiz responsável pela Lava Jato, Sérgio Moro ouve hoje (9) o pecuarista José Carlos Bumlai e mais três testemunhas de acusação na 2ª ação da força-tarefa contra o ex-presidente Lula. Os depoimentos serão feitos por videoconferência de SP e São Bernardo do Campo (SP). Amanhã (10), Moro deve ouvir o próprio Lula, no processo da 1ª ação da Lava Jato contra o ex-presidente. A defesa pediu adiamento do depoimento e suspensão do processo. /G1.

Terceira rodada de saques de inativos do FGTS começa na sexta-feira

A partir da próxima sexta-feira (12), começa a 3ª rodada de saques das contas inativas do FGTS. Será a vez de quem nasceu em junho, julho e agosto. Cerca de 7,6 milhões de pessoas devem resgatar R$ 10,8 bilhões. Novamente a Caixa Econô,ica Federal vai abrir as agências mais cedo e aos sábados para atender à demanda./G1.

Mega Sena das Mães paga prêmio milionário

O 1º sorteio da “Mega Semana das Mães” pode pagar um prêmio de R$ 2,5 milhões para quem acertar as seis dezenas sozinho. O sorteio do concurso 1.928 ocorre às 20h (horário de Brasília), em Lucas do Rio Verde (MT), e as apostas podem ser feitas até as 19h. A semana especial terá mais dois sorteios: um na quinta (11) e outro no sábado (13). /G1.

Correios encerra grave em quase todo o Brasil

A maioria dos sindicatos que representa os trabalhadores dos Correios decidiu acabar com a greve e voltar ao trabalho nesta segunda-feira (8), às 22h. A greve dos Correios começou no dia 26 de abril, às 22h, e durou 12 dias. Os únicos locais em que a greve continua são no estado de Santa Catarina e na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os Correios enfrentam uma severa crise econômica e medidas para reduzir gastos e melhorar a lucratividade da estatal estão em pauta. /G1.

Após impeachment Coreia do Sul realiza nova eleições

As seções eleitorais abriram nesta terça-feira (9) às 6h locais, ou 18h de segunda-feira em Brasília, nas eleições presidenciais de Coreia do Sul, celebradas após a destituição da presidente Park Geun-Hye por um escândalo de corrupção. Após uma breve campanha dominada pelos temas de emprego e desigualdades, os eleitores poderão votar até as 20h locais (8h de Brasília) em um dos mais de 139 mil colégios eleitorais do país asiático. Moon Jae-In, um veterano da luta pelos Direitos Humanos favorável a uma aproximação com a Coreia do Norte, é o grande favorito das eleições. /G1.

Univates sedia Congresso Estadual de Educação Física na Escola

A Univates sedia o mais um Congresso Estadual de Educação Física na Escola. O evento ocorre nos dias 11 e 12 de maio, e busca dar continuidade ao desenvolvimento histórico de atividades de formação continuada para professores na área da Educação Física escolar promovidas pelo Curso de Educação Física da instituição, conforme comenta o professor Derli Neuenfeldt. Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui