A arte de empreender na vida pública, a representatividade da mulher na política e a história de vida de Gláucia Schumacher

Neste sábado (5), o apresentador Ricardo Brunetto recebeu na bancada do programa a vice-prefeita reeleita em Lajeado, Gláucia Schumacher. Confira também os quadros "Postura Profissional" e "Espaço Sebrae".


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Foto: Rodrigo Gallas

Nesta 19ª edição do programa abordamos as oportunidades e desafios na gestão pública com a vice-prefeita reeleita em Lajeado, Gláucia Schumacher.

Assista ao programa 

 


Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

Uma história de amor ao trabalho

com Tamara Bischoff.

Nessa semana, minha mãe completou 46 anos de empresa. Recebeu diversas homenagens, um combustível para permanecer com seu característico brilho no olhar. Quem a conhece sabe da sua dedicação e do seu amor ao trabalho. Ela ingressou na organização como auxiliar de escritório e, aos poucos, foi conquistando seu espaço, até chegar à posição de diretora, cargo máximo que poderia alcançar. Tenho inúmeras lembranças de infância relacionadas ao trabalho da mãe: quando ela levava serviço pra casa e nos deixava usar a calculadora elétrica, quando dirigia o fusquinha bege da firma e quando podíamos visitá-la na empresa. Foi lá que eu conheci o computador, no início da década de 90, quando me disseram que dentro de alguns anos, por meio daquela máquina, poderíamos saber onde as pessoas estariam. Fiquei perplexa.


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Provavelmente, alguns de seus valores relacionados ao mundo do trabalho ela me transmitiu sem nem se dar conta, e outros ela repetia em forma de conselhos. Quando iniciei no meu primeiro trabalho formal, como estagiária na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado, ela dizia: se tu ouvir teus colegas dizendo que precisam passar um fax, te oferece e vai, não espera que te peçam. E assim ela me ensinou a importância de ser pró-ativa, característica que carrego comigo até hoje.

Seu amor por aquilo que faz, pela organização e pelos colegas é sua principal marca, além da escuta sensível, sempre aberta a quem precisa. Com um jeito único, carrega o trabalho para além das horas em que permanece na empresa, e o mais incrível, continua apaixonada.

E qual será o segredo de uma relação tão duradoura? Como em tudo na vida, não acredito em receita pronta, fácil, acredito que tenha havido, de ambos os lados, um caminho de muito equilíbrio envolvendo aposta e entrega. A empresa, que preferiu apostar em uma pessoa daqui, que faz parte da sua história, e uma profissional que se entregou, conquistou a confiança dos proprietários e nunca se acomodou. A propósito, minha mãe trabalha na Benoit, uma das maiores redes de varejo do país, com mais de 250 lojas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Com esse exemplo, quero homenagear todos os trabalhadores que se dedicam às suas tarefas com entusiasmo e as empresas que compreendem o diferencial do valor humano e reconhecem sua importância.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga


 

Dicas de estratégias de vendas para o Natal

Liane Klein, gerente regional do Sebrae

com Liane Klein.

Os empresários devem ficar atentos aos legados da pandemia na hora de planejar as vendas natalinas. E hoje, para orientar os donos de pequenos negócios que estão pensando em incrementar as ações na temporada, trago algumas dicas de estratégias de vendas:

Oferecer soluções rápidas para as necessidades dos seus clientes é uma ótima maneira de fazê-lo voltar. Por isso, crie pequenas listas com sugestões de presentes, pois muitas pessoas têm dúvidas do que comprar para presentear amigos e familiares. Aproveite os recursos das redes sociais para isso, mostrando o benefício do seu produto ou serviço. Lembre-se que esse foi um ano diferente e que mais do que presentes, as pessoas querem se sentir queridas.

O Natal é uma grande oportunidade de aumentar os lucros, mas também um ótimo momento de criar relações duradoras com os seus clientes. Então, invista em um atendimento impecável e mostre que está disposto a ajudá-lo com uma experiência de compra diferenciada. Ofereça catálogos virtuais com os produtos e fique à disposição para dar suporte em caso de dúvidas.


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Descontos e ofertas são boas formas de estimular o consumo. Com a digitalização dos meios de pagamento, ficou ainda mais fácil para realizar compras. Você pode disponibilizar entregas gratuitas dos presentes, oferecer cupons de desconto na primeira compra online ou ainda disponibilizar vale presentes virtuais.

O espírito natalino deve estar presente tanto na sua loja física quanto nos seus canais de vendas digitais. Utilizar as redes sociais para mostrar a decoração da sua loja física é uma forma de atrair o público e estimular que visite o local.

Não adianta fazer um bom planejamento e deixar seu consumidor insatisfeito. Muitas empresas contratam mais funcionários nessa época, mas é preciso capacitá-los sobre a empresa e os serviços. Lembre-se que o consumidor está cada dia mais informado e exigente. Além disso, as vendas online apresentam uma dinâmica que requer agilidade para não correr o risco de perder a venda para a concorrência por causa de lentidão no atendimento. Deixe claro seu horário de atendimento nos canais digitais.
Desejo a todos ótimos negócios e um excelente fim de semana.

Liane Klein, gerente regional do Sebrae

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