A arte de fotografar está no DNA do Estúdio Fotográfico Viviane Leipelt

Ricardo Brunetto conversou com Viviane Leipelt e Juliano Leipelt, proprietários do Estúdio Fotográfico Viviane Leipelt.


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Foto: Rodrigo Gallas

Neste sábado (16), o apresentador Ricardo Brunetto conversou com Viviane Leipelt e Juliano Leipelt. Os irmãos são proprietários do Estúdio Fotográfico Viviane Leipelt.

A fotografia está no DNA da empresa. O avô dos irmãos aprendeu na leitura de livros as técnicas para fotografar com excelência e foi passando para os filhos este conhecimento. O pai de Viviane e Juliano, hoje aposentado, fundou o tradicional estúdio fotográfico lajeadense Foto Werner, com mais de 50 anos de história. Hoje, Viviane e Juliano seguem o trabalho da família no Estúdio Fotográfico Viviane Leipelt.


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Mercado de trabalho deve se preparar para integrar profissionais acima dos 60

com Tamara Bischoff.

Assisti recentemente a uma série na Netflix chamada Recursos Desumanos, que conta a história de um homem na faixa dos 50 anos, pai de família, atormentado pelo desemprego. Demitido há seis anos, ele sobrevive fazendo bicos, nos quais passa por diversas humilhações. Prestes a perder o apartamento onde mora com a esposa, é chamado para participar de uma seleção para um alto cargo numa multinacional francesa. Baseada num fato real, a série trata do capitalismo brutal capaz de levar um ser humano comum a cometer uma atrocidade quando ameaçado.


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O enredo permite diversas reflexões, mas a que escolhi para abordar aqui diz respeito à combinação idade e empregabilidade. Segundo dados do IBGE, até 2050, o número de brasileiros acima de 60 anos deve mais do que dobrar. Tal realidade, aliada à Reforma da Previdência, trará uma série de consequências ao mercado de trabalho, que precisará absorver de forma mais intensa os profissionais nessa faixa etária. Talvez o maior desafio seja lidar com o preconceito que paira sobre trabalhadores mais velhos e enxergar o quanto a diversidade contribui com a inovação e deixa nossa convivência mais saudável. Porque se por um lado, os mais velhos têm mais dificuldade com as novas tecnologias, por outro, são mais experientes e, em geral, menos impulsivos, ou seja, todos temos a aprender e ensinar. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com os estereótipos, a melhor atitude para quem contrata é dar oportunidade para que o candidato se mostre, sem se deixar influenciar por sua data de nascimento. Quando se trata de ser humano, as singularidades sempre devem prevalecer.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga

Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo. As empresas devem estar atentas a esse novo cenário e buscar maneiras de integrar as pessoas com mais idade em seus quadros de pessoal. Lembre-se que essa é uma posição que todos nós iremos ocupar, independentemente de cor, gênero, religião, classe social, afinal, envelhecer faz parte da vida.

Sophia Loren, consagrada atriz italiana disse: “Existe uma fonte da juventude: é sua mente, seus talentos, a criatividade que você traz para sua vida e para a vida das pessoas que você ama. Quando você aprender a usar essa fonte, terá verdadeiramente vencido a idade.


A importância de fazer um bom plano de negócios

com Soraia Gerhardt.

No início do ano é comum recebermos aqui no Sebrae demandas para abertura de negócios, e esse ano em especial, estamos com uma grande procura de pessoas querendo empreender. Por esse motivo, quero falar sobre a importância de fazer um bom plano de negócios.

Muitos dos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é muito importante.

 


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O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do setor, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.

Vamos entender o que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um projeto de como sua empresa funcionará. Desde investimentos do financeiro, até o marketing. Ele é um documento que contém os objetivos do negócio e seus propósitos. Assim, ele irá ajudar na tomada de decisões e investimentos relacionados ao futuro da empresa.

O plano se divide nas seguintes etapas:

1. Iniciando o plano de negócio
Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.

2. Análise de mercado
Analisar o mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. É fundamental saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de oferecer quais são os produtos ou serviços que vai oferecer. Definindo seu público-alvo e como chegar a ele da melhor maneira possível, você economiza recursos, dando um tiro certeiro no seu objetivo.

3. Plano de marketing
Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes.

4. Plano operacional
Essa parte do plano de negócios trata do “como fazer”. O plano operacional descreve como a empresa está estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos. O empresário também faz estimativas acerca da capacidade produtiva ou de quantos clientes consegue atender por mês, além de traçar quantos serão os funcionários e as tarefas de cada um.

5. Plano Financeiro
No plano financeiro, o empreendedor terá noção do quanto deve investir para concretizar a empresa. Deve conter, basicamente, as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.

6. Análise de Cenários e Análise Estratégica
A análise de cenários auxilia o empreendedor a prever situações que podem afetar os resultados da empresa. Nesse caso, quais caminhos seguir? Que alternativas podem ser adotadas? A análise de cenários é subsídio para a análise estratégica, ou seja, com base nos cenários possíveis, quais estratégias deverão ser implementadas?

7. Avaliação do plano de negócio
Pronto, seu plano de negócio está completo! Mas não acaba por aí. Agora, é hora de avaliar cada detalhe e colocar o plano em prática. Lembre-se que o plano de negócio é uma ferramenta de gestão e deve ser revisado periodicamente.
A ferramenta do Plano de negócios, é disponibilizada em vários formatos, caberá aos futuros empreendedores avaliarem o grau de profundidade que desejam dar.
Se você precisar de ajuda, estamos à disposição.
Ótimo final de semana!

Soraia Gerhardt, analista de Relacionamento do Sebrae Lajeado.

Fonte: sebrae.com.br

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