A bucólica e histórica Linha Sangão em Anta Gorda

Comunidade é uma das mais desenvolvidas do interior do município


0
Foto: Alício de Assunção

No interior de Anta Gorda, em meio a sangas e vales está e localidade de Linha Sangão, por isso essa denominação da pequena localidade, situada à 16 quilômetros do centro da cidade.

Conforme pesquisa realizada recentemente pelo padre Benjamin Borsatto da Paróquia São Carlos, os primeiros descendentes de imigrantes italianos a chegarem à localidade por volta de 1900 foram os integrantes das famílias Toloti, Speráfico, Lamperti, Oliveira, Guizeli, Massola, Dallé, Mazutti, Girelli, Trevisol, Cerutti, Bondan, Gotardo, Rover, Beal, Franceschini, Gonzatti, Traversin, Pavoni, Dadalt, entre outras. Até 1912 Linha Sangão pertencia a Soledade, depois passou para Lajeado e mais tarde para Encantado. Em 1963 passou a integrar a área do novo município de Anta Gorda. Inicialmente construíram um capitel com um quadro de N.S.de Caravaggio, logo após trouxeram uma imagem e o sino.

Em 1974 foi construído o salão de esportes e 1986 a atual igreja católica. Da localidade são naturais os padres Luiz Lamperti e a irmã Orila Traversin e o leigo Constantino Speráfico.

As primeiras catequistas foram Darci Franceschini, Olívio Speráfico e Nédio Bertolo. A imagem de N.S.do Caravaggio na igreja foi pintada por Daniel Portela. Um dos fatos marcantes ainda lembrado pelos moradores mais antigos e seus descendentes foi a estiagem que durou sete meses em 1930. Clamando por chuvas os moradores prometeram levar uma cruz até a cidade, de pés descalços. O trajeto foi feito duas vezes e a chuva chegou.

Atualmente o setor primário, através de suínos, aves, gado leiteiro, erva-mate e agricultura de subsistência movimenta a localidade. Entre as famílias atuais estão Corti, Parisotto, Sperafico, Mucelin, Santin, Colombo, Somera, Cenci, Ferrari, Fiorese, Portaluppi, Balestreri e Bertollo.

Texto: Alício de Assunção
turismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui