A chegada do sanduíche ao Sul

Esta pequena maravilha, hoje universal, foi inventada, reza a lenda, pelo lorde Montagu (1718-1792), que era o conde de Sandwich


0
Foto: Marcos Frank

Esta pequena maravilha, hoje universal, foi inventada, reza a lenda, pelo lorde Montagu (1718-1792), que era o conde de Sandwich, numa pequena cidade situada no sudeste da Inglaterra. Viciado no jogo de cartas, com o almoço o lorde acabou pegando duas fatias de pães e colocando – algumas fatias de rosbife – no meio. Assim, poderia continuar jogando ao almoçar. Pronto, estava criado o sanduíche.

Em Porto Alegre é famoso o sanduíche aberto. Porém, aqui o princípio básico do sanduíche, ou seja, ter justamente duas fatias de pão com ingredientes no meio, foi modificado. Criou-se o sanduíche aberto, provavelmente com origem nos bares e restaurantes de raízes alemãs. Existem os clássicos sanduíches da Caverna do Ratão e do Tartare. O do Prinz, com lombinho e molho, segue clássico. O do Chopp Stübel com maionese, lombinho, tomate, pepino e molho de lombinho e o da Caverna com pernil, pão de centeio, tomate, pepino, cenoura, ovo e molho quente há décadas encantam casais, velhos amigos, solitários, e frequentadores assíduos, que não gostam de deixar o sanduíche sozinho e pedem chope, cerveja e outras bebidas para acompanhar. O sanduíche do Tartare leva lombinho, filé tartare, frios e salmão,

O “Farroupilha”

Outro famoso sanduíche tipicamente porto-alegrense é o chamado Farroupilha, só encontrado no Sul. É feito de pão cacetinho, queijo e mortadela. Pode também vir com presunto.

O Xis

Para os íntimos, esse é o legítimo sanduíche rio-grandense. Bem melhor (e maior) do que o hambúrguer norte-americano replicado no Brasil, o Xis é um pão prensado, que fica achatado assim e tem espaço de sobra para o recheio preferido. O que se imaginar, hoje, as lancherias colocam no xis. Acabaram os tempos do X-Salada com ou sem ovo

Por exemplo: para uma refeição um pouco mais saudável, tem o X-peixe. Ou o X-camarão, com um preço mais salgado. O estrogonofe saiu do cardápio tradicional e virou xis, assim como ou o X-filé à parmegiana (molho vermelho, presunto e queijo). Já o X-vegetariano leva, além da salada, palmito, azeitona e queijos. Sobremesa? Vá de X-califórnia: lombo, pêssego, abacaxi e figo.

Bauru

O Trianon, como é popularmente conhecido, nasceu com o DNA de uma empresa familiar. Em 1962, os portugueses Joaquim Gomes Ervalho e seu irmão, Manuel Gomes Ervalho, compraram um pequeno restaurante na avenida Protásio Alves, 978. Começaram servindo pratos feitos, mocotó, bolinhos de batata, de carne e criaram um sanduíche diferente, que não era difundido na Capital gaúcha, com pão tipo cervejinha, queijo lanche, alface, tomate e ovo: o bauru.

No começo era feito um bauru por vez, até ser aumentado o tamanho da chapa. Pouco a pouco, começou a se perceber uma procura maior por esse item do que por outras refeições e naturalmente foi sendo feita a migração. Na década de 1980, os outros pratos foram eliminados do cardápio.

Cuca com linguiça 

O município de Victor Graeff, que fica no Norte do Estado, a 263km de Porto Alegre, é conhecido pelo seu tradicional Festival Nacional da Cuca com Linguiça.

Já no Vale do Taquari , a cuca e a linguiça, produtos tradicionais em bailes de Kerb, foram incluídos em uma receita de cuca do produtor Paulo Alex Faleiro, de Bom Retiro .“Sempre tem a festa da cuca ou da linguiça em algum município. Decidi reunir os dois em um prato só e é o maior sucesso”, conta Faleiro, que já planeja a combinação de outros ingredientes para os próximos meses.

Receita sanduíche farroupilha versão 1

Ingredientes

– 4 Cacetinhos
– 4 Fatias de Mortadela
– 4 Fatias de Queijo
– Folhas de Alface
-1 Tomate Cortado em Rodelas
– Manteiga para Passar no Pão

Utensílios

-1 Tábua para montar os Sanduíches
-1 Refratário
-1 Prato para Servir

Modo de preparo

– Corte os pães ao meio com cuidado
-Leve os pães ao forno por alguns minutos para que fiquem levemente crocantes
-Em seguida, passe manteiga nas duas fatias
-Adicione a mortadela e o queijo
-Finalize com o alface e o tomate, feche o sanduíche e sirva.

Sanduíche farroupilha versão 2

Ingredientes

– Porção para 1 pessoa
-1 pãozinho cervejinha ou pãozinho cacetinho
-margarina
-2 fatias de mortadela
-1 fatia de queijo(que derreta)
-molho de mostarda

Modo de fazer

Corte o pão ao meio,no sentido longitudinal.
Passe a margarina nas metades e coloque um fio de mostarda.Dobre as fatias de mortadela e coloque sobre uma das metades.Coloque o queijo sobre elas.Feche o pão e asse na chapa(ou torradeira,frigideira,etc)até o queijo derreter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui