“A Dália surge para ser protagonista e pioneira”, afirma presidente do Conselho de Administração

Nos 75 anos da cooperativa, Gilberto Piccinini fala com orgulho e brilho no olho dessa essência, da vontade de progredir e da vocação para a produção


0
Foto: Maria Eduarda Ferrari

Nas comemorações dos 75 anos da cooperativa, o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, ressaltou o seu pioneirismo no sistema integrado na suinocultura. Ele também destacou a característica inovadora que a cooperativa tem, um perfil que visa geração de renda para viabilizar as pequenas propriedades, com assistência técnica para os produtores crescer. “A Dália surge para ser protagonista e pioneira em novas tecnologias”, afirma.

Em entrevista ao Panorama desta quarta-feira (15), transmitido direto da matriz da cooperativa, em Encantado, Piccinini ressaltou que essas características da Dália foram forjadas antes mesmo de a empresa nascer. O presidente do conselho diz que começou lá na Europa, de onde os imigrantes vieram e trouxeram na bagagem a cultura do cooperativismo.

O empresário fala com orgulho e brilho no olho dessa essência, da vontade de progredir e da vocação para a produção. Conforme ele, é um desafio diário para viabilizar toda essa cadeia que gera emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Na entrevista ao Panorama, o dirigente também compartilhou planos de expansão da cooperativa.

LEIA TAMBÉM:

O apresentador Paulo Rogério, que tem também uma pegada forte na agricultura, deu um depoimento pessoal de sua relação com a Dália e da importância que percebe da interligação entre a cooperativa e a comunidade regional.

Segundo o comunicador, ela tem o mérito de promover a integração nas propriedades, formar novas lideranças no campo e nos negócios, bem como propor alternativas de geração de renda para as pequenas propriedades. “Temos que celebrar”, afirma. Paulo Rogério também reforça que o integrado e associado participa ativamente das decisões. “Não é de cima para baixo. Isso é o mais correto, o processo mais celebrado.”

Saiba mais

A Cooperativa Dália Alimentos nasceu no dia 15 de junho de 1947, em Encantado, então como Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel). Atualmente suas indústrias estão localizadas em Encantado (frigorífico de suínos) e em Arroio do Meio (unidades de lácteos e frigorífico de aves). Os produtos com a marca Dália Alimentos estão presentes em 24 estados e no Distrito Federal, além de serem exportados para 20 países localizados na Ásia, na África e no Leste Europeu, além de países do Mercosul.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui