“A dança promove saúde e bem-estar, e ajuda em 50% para prevenir o câncer”, afirma educadora física

Papos de Mulher especial foi apresentado direto do Parque dos Dick neste sábado (23)


0
Foto: André Santana

O programa Papos de Mulher deste sábado (23) saiu do estúdio da Rádio Independente e foi ao Parque Municipal Professor Theobaldo Dick, no Centro de Lajeado. A atração destacou uma série de ações que o município realiza em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

No local, na manhã deste sábado, uma iniciativa liderada pela médica mastologista Débora Bolsi de Vasconcelos e pela educadora física Paula Battisti envolveu caminhada guiada, atividades de dança e roda de conversa dentro da temática do mês.


ouça a entrevista do “Papos de Mulher”

 


Entre as indicações que os profissionais de saúde dão como forma de prevenção ao câncer de mama está a atividade física. “A dança promove saúde e bem-estar, e ajuda em 50% para prevenir o câncer”, afirma Paula. “O metabolismo acelera, as células se regeneram. A gente sempre fala para as meninas fazerem atividade física, e elas estão cientes que é para a saúde, e não mais estética”, nota.

“Aumenta a autoestima, então elas se veem de uma forma diferente, não só o corpo físico, mas a saúde mental também. Tu realizando a atividade física você libera o hormônio do prazer e da felicidade”, explica, sobre os benefícios.

Já a mastologista Débora reforçou a importância da mamografia anual e do autoexame. Ela ensinou como fazer o procedimento, que pode ser feito frente ao espelho, em pé e deitada.

Levantar os braços mexe com o músculo e facilita a visualização de nódulos que podem estar atrás da mama. Mamas pequenas podem ser palpadas no banho mesmo, e as grandes é melhor que o autoexame seja feito de modo deitada. “A partir do momento que tu sinta algo, mesmo que não seja nada, o ideal é que se procure um médico”, orienta.


Papos com quem sabe

O quadro “Papos com quem sabe” teve a participação especial da Joana Moraes, ela que é fonoaudióloga e consultora de amamentação. Em pauta, ela abordou os benefícios do aleitamento materno para a mãe. Ouça o quadro!

 


Estilo, por Douglas Petry

O jornalista e consultor de estilo Douglas Petry aborda moda, arte, decoração, estilo e bom gosto todos os sábados no Papos de Mulher, dentro do quadro “Estilo”.

Nesta edição, ele fala sobre uma peça que é hit neste verão: a minissaia, que surgiu nos anos 1960 como uma grande revolução. Ouça!

 


Na Cozinha: Frango cremoso com milho

com Daniel Bortolini

Ingredientes

  • 500 gramas peito de frango em cubinhos
  • suco de 1 limão
  • 3 dentes alho espremidos
  • 1/2 cebola picada
  • 1 caixa creme de leite (200 gramas)
  • 180 gramas cream cheese
  • 1 lata milho verde cozido (sem a água)
  • 1 colher de sopa manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa azeite de oliva
  • 1 colher de chá sal

Modo de Preparo

Tempere o frango com o suco do limão e o alho. Reserve por uns 10 minutos.
Em uma panela, refogue a cebola na manteiga e no azeite. Acrescente o frango temperado e cozinhe por uns 10 minutos em fogo médio. Mexa de vez em quando, somente.
Quando o frango estiver cozido, acrescente o sal e o milho. Mexa por uns 2 minutinhos e acrescente o creme de leite e o cream cheese. Misture os ingredientes e cozinhe até que o cream cheese esteja bem dissolvido e incorporado.

Receita e imagem: raquelicias.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui