A dieta do cérebro

Os nutricionistas enfatizam que a estratégia mais importante é seguir um padrão alimentar saudável que inclua muitas frutas, vegetais, legumes e grãos inteiros


0
Foto: Ilustrativa

Assim como não existe uma pílula mágica para prevenir o declínio cognitivo, nenhum alimento para o cérebro pode garantir um cérebro aguçado com a idade. Os nutricionistas enfatizam que a estratégia mais importante é seguir um padrão alimentar saudável que inclua muitas frutas, vegetais, legumes e grãos inteiros.

Vegetais de folhas verdes: Folhas verdes como couve, espinafre, couve e brócolis são ricas em nutrientes saudáveis ​​para o cérebro, como vitamina K, luteína, folato e beta-caroteno.

Peixe gordo: Peixes gordurosos são fontes abundantes de ácidos graxos ômega-3, gorduras insaturadas saudáveis ​​que têm sido associadas a níveis mais baixos de beta-amilóide no sangue – a proteína que forma aglomerados prejudiciais no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer. Tente comer peixe pelo menos duas vezes por semana, mas escolha variedades com baixo teor de mercúrio, como salmão, bacalhau, ou atum.

Medico e gourmet Marcos Frank fala sobre culinária nas sextas-feira no quadro “Direto Ao Ponto” (Foto: Divulgação)

Frutas vermelhas: Os flavonóides, os pigmentos naturais das plantas que dão aos frutos seus tons brilhantes, também ajudam a melhorar a memória, mostram as pesquisas. Um estudo feito por pesquisadores do Hospital Brigham and Women’s de Harvard descobriu que mulheres que consumiam duas ou mais porções de morangos e mirtilos a cada semana atrasavam o declínio da memória em até dois anos e meio.

Chá e café: A cafeína em sua xícara de café ou chá matinal pode oferecer mais do que apenas um aumento de concentração de curto prazo. Em um estudo de 2014 publicado no The Journal of Nutrition, os participantes com maior consumo de cafeína tiveram melhores resultados em testes de função mental. A cafeína também pode ajudar a solidificar novas memórias, de acordo com outras pesquisas

Nozes: As nozes são excelentes fontes de proteína e gorduras saudáveis, e um tipo de noz em particular também pode melhorar a memória. Um estudo de 2015 da UCLA relacionou o maior consumo de nozes a melhores resultados em testes cognitivos.

Azeite virgem extra e óleo de linhaça

De todos os óleos de cozinha que você pode estocar em seu armário o azeite e a semente de linhaça são os mais apreciados pelo seu cérebro. “Esses óleos são carregados com nutrientes anti-envelhecimento como ômega-3 e vitamina E. O azeite de oliva extra-virgem também é rico em gordura monoinsaturada, um tipo de gordura que é boa para o coração e também para o cérebro.

Chocolate: Chocolate com teor de cacau de 80 por cento ou mais – quanto mais alto, melhor – é rico em teobromina, um poderoso antioxidante conhecido por apoiar o envelhecimento celular e reduzir o risco de doenças cardíacas e resistência à insulina.

Carboidratos Complexos: Esses alimentos são naturalmente ricos em glicose, que é a principal fonte de energia para o cérebro, mas não afetam nossos níveis de insulina”, diz ela. As melhores fontes são grãos inteiros, feijão, legumes, frutas vermelhas e batata-doce.

Salmão e especiarias com batata-doce assada no forno

Ingredientes

  • 500 g batata-doce
  • 1 c. de chá cominhos em grão
  • 1 c. de chá de gengibre em pó
  • 1 c. de sopa de mel
  • 1 laranja
  • 1 tranche/posta salmão
  • Coentros, azeite, manteiga, flor de sal e pimenta preta q.b.
  • Modo de preparação

Modo de preparo

Lavar bem as batatas e cortar só as pontas. Partir em rodelas grosseiras e colocar numa taça grande.

Numa frigideira, colocar os cominhos, o gengibre em pó e duas nozes de manteiga e deixar refogar ligeiramente.

Regar as batatas com a manteiga e juntar o mel, uma pitada de sal, um fio de azeite e meia laranja com casca, cortada em gomos. Envolver tudo, colocar num tabuleiro e levar ao forno, a 190º C, durante 20 minutos.

Depois, pincelar o salmão com um pouco de azeite e colocar na grelha, durante dois a três minutos de cada lado.

Temperar o salmão com uma pitada de flor de sal e pimenta preta.

Agora só falta empratar. Colocar a batata-doce no prato, por cima dispor o salmão e espremer a laranja. Decorar com folhas de coentros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui