A dúvida sobre a volta das aulas

Pais têm medo de deixar seus filhos voltarem às aulas presenciais, mas também têm a consciência sobre a importância para o desenvolvimento


0
Foto: Ilustrativa / Pixabay

Nem todos os pais estão 100% convencidos de deixarem seus filhos voltarem às aulas nos próximos dias. E há razões para isto. Não se vê em âmbito de escolas públicas, especialmente as estaduais, a divulgação de um plano de segurança sanitária e pedagógica para as escolas. Os professores ainda não foram vacinados e mesmo que tenhamos uma redução no número de casos e mortes, ainda é cedo para falarmos que em breve o vírus será vencido. Por outro lado, entendo perfeitamente os pais preocupados com o desenvolvimento pedagógico e intelectual de seus filhos em época de pandemia. O aprendizado online é diferente do presencial. Tenho um filho de nove anos e sei das dificuldades em acompanhar as aulas, trabalhos e provas, apesar de todo esforço dos professores. Para seu crescimento como aluno, gostaria que voltasse o quanto antes para o convívio da escola e dos colegas. Mas o lado pai ainda teme.

Rumo ao Piratini

Edson Brum é atualmente secretário de Eduardo Leite

O MDB gaúcho é o partido com maior número de pré-candidatos ao Governo do Estado na eleição de 2022. Deputado federal Alceu Moreira é o que aparece na preferência da cúpula. Atual presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e o ex-prefeito de Gravataí, Marco Alba, figuram entre os nomes lembrados.

E recentemente, surgiu como nome forte ao Piratini, dentro do MDB, o deputado e atual secretário do Desenvolvimento do RS, Edson Brum. Tem o respaldo da Região dos Vales e goza de simpatia em outras siglas partidárias. As cartas estão postas. A eleição é logo ali.

No aguardo

Os trabalhos de duplicação da BR-386, entre Lajeado e Marques de Souza, devem ser iniciados nesta semana. O calendário previsto era fevereiro, mas ocorreu atraso por falta de liberação de licenciamento por parte do Ibama. O projeto contempla 20,3 quilômetros da rodovia, desde o trevo de acesso ao município de Marques de Souza, até a integração com a duplicação que existe hoje em Lajeado. São 12km em Marques de Souza e 8,3km em Lajeado. A notícia precisa ser comemorada. E que comece logo.

Com fome

A fome está presente na vida das pessoas bem perto de nós. Dados de dezembro de 2020 apontam que 116 milhões de brasileiros enfrentam a chamada insegurança alimentar (com dificuldade de ter todos os alimentos necessários para suprir as necessidades básicas) ou passam fome. A crise aumentou com a pandemia. Em Lajeado, a Prefeitura aumentou em cinco vezes o número de cestas básicas distribuídas desde março do ano passada. E as entidades e igrejas que fazem campanhas de arrecadação constataram um aumento considerável de pessoas e ou entidades pedindo ajuda. Neste momento, toda ação converte em uma boa reação, com alimentos para os que realmente precisam. Diante deste cenário, o Grupo Independente, com apoio da Prefeitura de Lajeado e entidades do município, realizará uma ampla campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. Será em frente a Casa de Cultura de Lajeado, dia 28 de abril, quarta-feira da semana que vem. Toda contribuição será bem-vinda. E muita gente será ajudada depois.

Curtas

** O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, confirmou participação no seminário de turismo no município de Estrela com o tema “destravar a economia do turismo para desenvolver e crescer” que ocorrerá no dia 20 de maio. Também deverá participar do II Seminário Regional de Turismo Rural dos Vales durante a Expovale e Construmóbil, no município de Lajeado, no dia 2 de outubro.

** Em Travesseiro, Eloise Zanatta foi nomeada como secretária da Assistência Social. A pasta estava vinculada com a secretária da Saúde até março. Eloíse foi vereadora por dois mandatos e no governo anterior exerceu os cargos de secretária da Saúde e da Administração.

** O número de pessoas recuperadas voltou a superar as novas infecções por covid nos últimos dias. No Brasil.

** Além dos governadores Eduardo Leite (RS) e João Dória (SP), o PSDB tem agora o senador Tasso Jereissati (CE) como pré-candidato a presidência da República.

** Senador por Goiás, Kajuru, do Podemos, lançou sua pré-candidatura à presidência. “Se Luciano Hulk é candidato, eu também quero ser”, declarou ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui