“A Feira do Livro é um sinal poderoso de que a comunidade valoriza o conhecimento”, afirma Ivete Kist

A professora e escritora será patrona da 16ª Feira do Livro de Lajeado, de 17 a 21 de agosto


0
Professora, doutora em Letras e escritora Ivete Kist (Foto: Tiago Silva)

A professora e escritora Ivete Kist será a patrona da 16ª Feira do Livro de Lajeado, que ocorre de 17 a 21 de agosto, na Praça da Matriz. Ela foi convidada pela Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), em solenidade na Biblioteca Pública de Lajeado.

Em bate-papo no programa Panorama desta terça-feira (14), ela diz que inicialmente ficou relutante, mas depois aceitou honrada o convite. Hoje Ivete diz que quer representar e divulgar a feira nas escolas, nos meios de comunicação, em contato com a comunidade nos mais diversos ambientes. Ela brinca que é uma “soldado do partido”, em referência a defender e divulgar a literatura, os livros, o aprendizado.

Para a professora, ser patrona é uma forma de estar perto das pessoas, falando do que gosta. “Eu gosto de conversar com gente, e tem uma coisa muito bonita dessa história de ser patrona e da feira que é homenagear pessoas próximas da comunidade”, ressalta.

Ivete pontua os encantos da literatura. Conforme ela, pelos livros é possível “estar perto das pessoas mais maravilhosas, inteligentes e excepcionais que o mundo já produziu”. “A gente tem essa oportunidade quando a gente se aproxima dos livros”, argumenta.

A professora e escritora sustenta que “a Feira do Livro é um sinal poderoso que a comunidade dá de que ela valoriza o conhecimento”. “Se uma comunidade não dá importância ao conhecimento e não reconhece que os livros melhoram a qualidade de vida, o pensamento e o bem-estar das pessoas, temos que nos preocupar”, observa.

Perfil

Professora, doutora em Letras e escritora, Ivete Susana Kist tem 70 anos. Ela nasceu em Pouso Novo. Mudou-se para Arroio do Meio aos 6 anos, onde cursou o 1º e 2º no Colégio São Miguel. Formou-se na terceira turma em Letras Português-Inglês em 1974 na então Fates, hoje Univates, em Lajeado.

A professora fez mestrado e doutorado na PUCRS, e realizou seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal, e na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos. Ivete atuou como professora de Literatura na Univates de 1976 a 2006. Ela também foi chefe de departamento, diretora de Faculdade, pró-reitora e vice-reitora da instituição.

Em 2011 foi empossada como acadêmica da Alivat, na Cadeira nº 15.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui