A história de superação de Cleiber Mattuella, empreendedor da Velas Imigrante

O apresentador Ricardo Brunetto conversa com o empreendedor Cleiber Mattuella, proprietário da Velas Imigrante. Em pauta, a história pessoal e a trajetória profissional do empresário.


0

O Arte de Empreender deste sábado (1º), com Ricardo Brunetto, conversou com o empresário Cleibler Jair Mattuella, proprietário da empresa Velas Imigrante.

Nascido em Caxias do Sul, Mattuella contou a sua história familiar e detalhou como chegou ao Vale do Taquari. Após ter trabalho em áreas diversas como engraxate e florista, fundou a Velas Imigrante em 2006. O projeto nasceu no porão da residência e se transformou em uma empresa com grandes produções de velas e funcionários no Bairro Esperança, em Imigrante. Em 2019, o proprietário sofreu um revés: na madrugada do dia 10 de outubro de 2019, a estrutura foi destruída por um incêndio. Para a reconstrução, contou com a ajuda de amigos, empresas e comunidade. A reabertura ocorreu em maio de 2020.


Como seres sociais, precisamos da ajuda do outro

com Tamara Bischoff

Entre as tantas notícias ruins que dominaram a semana, como escolas abrindo e fechando e o atraso das vacinas contra covid, houve uma muito boa que se destacou: as três toneladas de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza doadas pela comunidade lajeadense por meio da campanha Celebração da Vida promovida pelo Grupo Independente.


OUÇA O QUADRO “POSTURA PROFISSIONAL”

 


Há algum tempo venho querendo abordar o tema da responsabilidade social corporativa aqui neste quadro, e essa campanha serve de exemplo para falar deste tema tão relevante, que são as contribuições que as empresas fazem de forma voluntária para o desenvolvimento sustentável, indo além do simples cumprimento da legislação. Hoje, ser reconhecido como uma organização responsável e que se importa verdadeiramente com a comunidade passou a ser um importante diferencial, pois fortalece o vínculo com seus parceiros e beneficia ambas as partes.

Em um de seus mais conhecidos textos, “O mal-estar na civilização”, de 1930, Freud propõe que nossas tendências egoístas seriam convertidas em altruístas por interferência da cultura. Segundo ele, trazemos conosco, ao nascer, uma propensão a transformar instintos egoístas em sociais, bastam pequenos estímulos para que isso aconteça. O pai da psicanálise diz ainda que os motivos que levam alguém a realizar determinada ação podem ser muito diferentes de sua expressão, mas para a sociedade, em geral, isso não tem importância, pois é o resultado que deixará sua marca. E é de bons resultados que carecemos. Na próxima semana, centenas de famílias lajeadenses serão beneficiadas com os itens arrecadados.

Somos seres sociais. Sozinhos, não conseguimos dar conta de todas as nossas necessidades, e quando alguém nos estende a mão, de alguma forma, entendemos que o mundo é bom e passamos a acreditar.


Dez características fundamentais de um empreendedor de sucesso

com Soraia Gerhardt

Hoje um dia muito especial, 1º de Maio dia do trabalhador. Gostei muito de uma frase que eu li e compartilho com vocês sobre o dia de hoje, de autor desconhecido: “O trabalho é a busca do alento, do conforto, da sobrevivência. É vencer obstáculos, buscar o pão, trabalhar com alegria na divina tarefa diária. Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano”.


ouça o quadro “ferramentas de gestão”

 


Soraia Gerhardt analista de Relacionamento do Sebrae Lajeado

Quero parabenizar a todos os trabalhadores que são responsáveis pelo desenvolvimento da nossa cidade, região e país. Minha fala hoje não poderia ser diferente, nosso convidado Cleibler é um exemplo de um empreendedor que tem garra, determinação, atitude e persistência. Eu poderia citar mais características empreendedoras, mas essas com certeza são aquelas que vejo como as principais. Um empreendedor que não mede esforços diante do acontecido em 2019.

Falando de características empreendedoras, você já ouviu falar no Seminário Empretec? É um seminário que proporciona o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando a competitividade e as chances de permanência no mercado.

São seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais, que são:

  • Busca de oportunidade e iniciativa
  • Persistência
  • Correr riscos calculados
  • Exigência de qualidade e eficiência
  • Comprometimento
  • Busca de informações
  • Estabelecimento de metas
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos
  • Persuasão e rede de contatos
  • Independência e autoconfiança

Estimule o empreendedor que existe em você com o Empretec! Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3710-1697.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui