A história do churrasco

Nenhum outro Estado brasileiro possui tanta diversidade cultural, ao menos quando o assunto é churrasco.


0
Foto: Pixabay

Nenhum outro Estado brasileiro possui tanta diversidade cultural, ao menos quando o assunto é churrasco, como o RS. E tudo graças às diferentes imigrações que aqui aportaram, mas também ao compartilhamento de saberes nas fronteiras e, ainda, à cultura da pecuária.


ouça o comentário

 


 

A entrada do gado com os jesuítas, em 1634, que daria origem aos imensos rebanhos que alimentariam os gaúchos durante centenas de anos, e, mais tarde, a chegada das raças britânicas, introduzidas por Assis Brasil na região do Bioma Pampa, no início do século 20, são alguns marcos importantes”.

São também marcos importantes a primeira casa do Brasil a oferecer churrasco no cardápio (o tradicional Restaurante e Churrascaria Santo Antônio, fundado em 1935); a criação do espeto corrido, provavelmente por assadores saídos de Nova Bréscia, sistema que popularizou o consumo do churrasco no país e mundo afora. Também do Estado é o primeiro frigorífico brasileiro a dar ‘nome aos bois’, criando uma marca própria nos anos 1970 – o Frigorífico Silva, de Santa Maria.

Lá no início, na região das Missões, onde o padre jesuíta Cristóvão de Mendonça introduziu o gado franqueiro, em 1634 a carne originária dos rebanhos que se espalhariam pelos campos, reproduzindo-se livremente, era salgada no lombo do cavalo, depois espetada em galhos pontudos e assada junto às brasas, em valas no chão.

Foi assim que o churrasco, de origem campeira, insere-se na rotina das grandes cidades, ganha ares gourmet em butiques que oferecem cortes nobres, alcança públicos distintos em festivais a céu aberto. Trata-se de um hábito que segue vivo no costume de reunir a família e amigos, em encontros caseiros ou em churrascarias, sejam elas top ou pop; nos parques e nas praças, nos espaços de convívio dos edifícios e condomínios, mas também nas fazendas e sítios, Interior e Litoral.

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

Foto: Reprodução / Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui