A história do empreendedor por trás da Escolinha de Futebol do CTC

Na edição deste sábado do programa "Arte de Empreender", o apresentador Ricardo Brunetto conversa com Jurandy Antônio Pretto. Confira também os quadros: "Postura Profissional" e "Espaço Sebrae"


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Ricardo Brunetto (d) conversa com Jurandy Antônio Pretto (Foto: Rodrigo Gallas)

Neste sábado (31) o apresentador Ricardo Brunetto conversa com Jurandy Antônio Pretto, o professor Jura, coordenador e professor da Escolinha de Futebol do Clube Tiro e Caça.

Em pauta esteve sua história empreendedora frente a escolinha de futebol do CTC, fundada em 1973 pelo já falecido Itavor Nummer, sendo uma das mais antigas em funcionamento no Rio Grande do Sul.

Ao longo desse tempo, foram mais de quatro mil crianças que passaram pela escolinha do CTC. “Nosso objetivo nunca foi formar profissionais do futebol, mas sim entregar para a sociedade cidadãos”, enaltece o professor de educação física.

A escolinha tem, portanto, como objetivo, iniciar os alunos na prática do Futebol, desenvolvendo os fundamentos técnicos, físicos e psicológicos, despertando o espírito de equipe, e proporcionar aos pequenos atletas o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites individuais.

Assista ao programa na íntegra


Poder ser quem somos no ambiente profissional é um desafio

Postura profissional, com Tamara Bischoff.

Tamara Bischoff, jornalista e psicóloga (Foto: Rodrigo Gallas)

Estamos completando um ano de Arte de Empreender e, consequentemente, deste quadro, que na época escolhi chamar de Postura Profissional. Passado esse tempo, me peguei pensando a respeito dos significados da palavra postura. Me incomodou pensar que alguém pudesse associá-la àquela imposição usada no contexto militar, permeado pela rigidez. Aqui neste espaço, a postura que proponho é sinônimo de porte, de atitude e de opinião, ou seja, de todos os aspectos que nos compõem enquanto trabalhadores. Aspectos esses que também nos tornam muito diferentes uns dos outros.

Poder ser quem a gente é e exercer nossas diferenças nos ambientes corporativos é, ainda, um desafio. Será possível ser único num espaço coletivo permeado por imposições que nem sempre condizem com nossa maneira de pensar? Bem, ser quem você é não exclui cumprir regras e normas, obedecer a lei, e lidar com frustrações. É por isso que, na medida do possível, devemos nos aproximar ao máximo de um tipo de trabalho que gostamos, pois nesse caso, lidar com os insucessos ficará mais fácil. Nem sempre está ao nosso alcance trabalhar exatamente com aquilo que sonhamos, mas podemos encontrar formas de nos aproximar do nosso desejo.


ouça o quadro 


 

Para que isso aconteça, é fundamental que nos conheçamos, saibamos dos nossos pontos fortes e fracos, compreendamos por que estamos onde estamos, o que nos incomoda e o que nos alegra. Só assim, teremos alguma chance de escolher. Porque uma boa relação profissional, assim como um relacionamento pessoal, é uma troca, e portanto, exige reciprocidade.


Tendências de consumo e o impacto na produção de alimentos e bebidas no Brasil

Espaço Sebrae, com Soraia Gerhardt.

Vamos falar sobre as tendências de consumo que impactam a produção de alimentos e bebidas no Brasil.

O Brasil é uma grande potência do agronegócio e existem muitas oportunidades quando olhamos para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Em estudo divulgado pela Embrapa em março, observa-se que a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de 20,6 bilhões para 100 bilhões de dólares nos últimos dez anos, com destaque para carne, soja, milho, algodão e produtos florestais. O estado do Rio Grande do Sul contribui muito com esse número, principalmente quando olhamos para a produção de soja e carne.


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Uma das estratégias para se destacar no mercado é agregar valor ao produto. A agregação de valor para os pequenos refere-se à utilização de técnicas, receitas e formas de preparo únicas, utilização de insumos regionais, embalagens criativas e o uso de certificações. Desta forma pode ser possível atingir maior valor de venda nos produtos.

Se a opção da empresa for por investir na estratégia de agregação de valor, o empreendedor deve estar atento a algumas etapas importantes para adaptar, aprimorar ou desenvolver produtos com valor agregado, como:

– Avaliar ideias de produtos, realizar testes com novos insumos, testar tecnologias, pensar em novas formas embalagem e criar protótipos dos produtos.
– Analisar o mercado, fazer degustações e testes com consumidores e compradores.
– Pensar no posicionamento da empresa, do produto, nas estratégias de vendas, no plano de marketing, nos canais de venda e no lançamento do produto.

Foto: Soraia Gerhardt

Produtos regionais, produtos que reforçam a imunidade, produtos saudáveis, produtos artesanais, produtos veganos, produtos orgânicos, produtos com procedência (IGs e IPs) e produtos para consumidores com restrições alimentares (sem glutem, lactose, sódio, açúcar, etc…) são tendências amplamente conhecidas no mercado de alimentos e bebidas, mas o principal desafio é, apesar das barreiras, colocar em prática a estratégia de agregação de valor.

Procure o Sebrae RS e conheça os projetos que são desenvolvidos para ajudar as micro e pequenas empresas a desenvolverem o seu potencial empreendedor, valorizando os alimentos e bebidas produzidos no Rio Grande do Sul.

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