A inovação aplicada no poder público e os desafios da falta de profissionais de TI em Lajeado

Área de TI não tem conseguido formar mão de obra na velocidade que as empresas demandam


0
Armando Taffarel Neto, head de produtos e inovação da Solis, e a diretora de Inovação da Prefeitura de Lajeado, Mariela Portz (Foto: Nícolas Horn)

No terceiro e último dia da Gramado Summit, evento que ocorre de quarta até esta sexta-feira (8), no Serra Park em Gramado, o jornalista e apresentador Nícolas Horn conversou a diretora de Inovação da Prefeitura de Lajeado, Mariela Portz, e com o Armando Taffarel Neto, head de produtos e inovação da Solis – Tecnologia para Ensino e Processos. Em pauta, a inovação aplicada no poder público e a falta de profissionais de TI no mercado.


OUÇA A REPORTAGEM

 


Mariela falou sobre o desafio de tangibilizar a inovação no espaço público. Conforme ela, em Lajeado, essa discussão ocorre dentro do programa Pro_Move. Ela citou também o Trilhas da Inovação, que tem a proposta de oferecer o primeiro contato com o desenvolvimento de sofwares e a Indústria 4.0.

Para ela, a cultura da inovação deve ser trabalhada nas escolas. “São projetos práticos que a gente tem que levar para dentro da educação básica”, pontua.

Falta de mão de obra em TI

Taffarel Neto pontua que há cerca de 500 vagas em Tecnologia da Informação em aberto no Vale do Taquari. “É uma demanda grande e a pandemia acentuou. A gente não tem conseguido formar mão de obra na velocidade que as empresas demandam”, observa.

Na Gramado Summit, o especialista da área busca novas possibilidades de atuação que proporcionem mais eficiência, produtividade e assertividade.

“Essa área é muito nova e promissora, que todos os tipos de empresa estão demandando, não só empresas de TI, mas de todos os portes”, comenta. “Qualquer jovem que for para essa área, com certeza vai ter uma vida muito assertiva com relação à carreira dele, com possibilidade de crescimento e ganhos financeiros”, incentiva. “Com certeza, quem quiser seguir esse caminho, tem um futuro próspero pela frente.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui