A minha lembrança mais antiga com a Rádio Independente. Qual é a sua?

Leia e ouça o comentário da jornalista, psicóloga e psicanalista clínica Dirce Becker Delwing


0
Memorial Lauro Mathias Müller resgata a história da emissora

Não gosto de volume alto na TV, no rádio, ou em qualquer dispositivo eletrônico que reproduza som. O pessoal da minha casa já se acostumou com a exigência que faço quando estou por perto, muito embora também reclamem quando sou eu quem está de posse do controle. Nessa hora, a reivindicação que me fazem é justamente o contrário porque garantem que não dá pra entender nada.


ouça o comentário

 


 

Acontece que gosto de fazer algum esforço para assimilar o que estou ouvindo, isso me dá a sensação de que o conteúdo merece respeito e de que não posso perder nenhum pio. Outro dia, quando analisava esse meu costume, minha memória me levou à década de 70, ocasião em que minha família conseguiu comprar o primeiro rádio. A sintonia nunca fora alterada. Ficava sempre marcando o dial da Rádio Independente de Lajeado. O objetivo maior era acompanhar as notícias do meio-dia, especialmente o momento em que a emissora informava as baixas hospitalares do Hospital Bruno Born. Não por curiosidade, mas para ser informado caso algum familiar, que morava longe, tivesse ficado doente.

Nessa hora, todos ficávamos perto do rádio, em silêncio absoluto para ouvir cada detalhe com nitidez. Acontece que o volume estava sempre no ponto mínimo. Meus pais diziam que era uma forma de economizar a carga das pilhas. Muito mais do que prolongar a vida útil da bateria do nosso rádio, a medida também teve seu sentido pedagógico. Aprendemos a escutar, com atenção, palavra por palavra. Rádio Independente, 70 anos de história!

Ouvintes podem enviar suas mensagens

No dia 1º de abril a Rádio Independente completa 70 anos. Por isso, nada melhor do que saber de você os motivos pelos quais nos empresta sua audiência e companhia. No mês de abril estaremos veiculando na nossa programação mensagens de ouvintes. Se você quiser participar, basta mandar uma mensagem de áudio para (51) 98594-0819 dizendo o seu nome, de onde está falando, e porque você gosta de escutar e/ou ler a Rádio Independente. A mensagem deve conter, no máximo, 30 segundos. Mande sua mensagem de áudio para (51) 98594-0819 e participe. Rádio Independente – A Rádio de Todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui