A pedido de moradores, 39 lixeiras são retiradas do Bairro Centenário em Lajeado

Projeto que existe há quase três anos, visa combater o lixo acumulado em lixeiras e mau cheiro


2
Presidente da Associação de Moradores do Bairro Centenário, Rodrigo Henicka, e os moradores José Saraiva e Danilo de Jesus (Foto: Caroline Silva)

Há quase três anos não há mais lixeiras públicas no Bairro Centenário, em Lajeado. O projeto foi idealizado pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Centenário, Rodrigo Henicka, e bem aceito pela comunidade. A iniciativa visa evitar acúmulo de lixo em lixeiras e consequentemente o mau cheiro.

Henicka fala que houve uma reunião com os moradores e posteriormente fizeram a retirada de 39 lixeiras. “Fizemos uma assembleia com os moradores e num primeiro momento não foi unânime, a gente deu um prazo para adaptação e resolvemos fazer essa experiência. Houve algumas reclamações, mas o grande segredo, foi o trabalho conjunto da associação com os moradores”, conta.

O seu José Saraiva mora há quatro anos no bairro e diz que o projeto tem trazido resultados. “Antes os cachorros e espalhavam o lixo na rua. Assim, a gente coloca no dia que o caminhão vem e não há acúmulo de lixo”, comenta.

Danilo de Jesus, tem a mesma posição. Na opinião dele a iniciativa funciona. “Foi bom porque não dá para deixar lixo na rua. Tinha gente que deixava três dias antes do caminhão vir e provocava forte odor”, conta.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br
Foto: Caroline Silva
Legenda: Presidente da Associação de Moradores do Bairro Centenário, Rodrigo Henicka, e os moradores José Saraiva e Danilo de Jesus

2 Comentários

  1. Baita mentira!
    Os jornalistas tem que ir até o bairro conversar com os moradores sobre isso…
    Maior absurdo que o presidente do bairro simplesmente tirou as lixeiras públicas, que a prefeitura instalou, e cada um que se vire. Muitos moradores acaban colocando o lixo no chão, o que aumenta a quantidade de lixos rasgados pelos cachorros….

  2. Na rua das Nogueiras foi retirado também. Isso é um problema dos moradores não dos donos dos terrenos que pedem para ser retirado! Na minha rua era uma vergonha, pessoal jogava de tudo na lixeira, moveis pneus.. e assim se criou uma comunidade de ratos, a proprietaria do terreno com toda sua razão foi la e mandou recolher a lixeira, se a gente teria um terreno também não gostaria que colocassem uma lixeira, e se cada um quiser pode ir na prefeitura e solicitar que eles colocam na frente da sua casa no seu terreno não nos dos outros! As pessoas só solicitam a retirada pois colocam em horarios não apropriados, jogam lixo ao lado de baixo mas não dentro da lixeira, o que faz seu lote parecer um aterro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui