Prefeitura de Lajeado apresenta novo Portal da Transparência

Além do novo layout, uma das novidades é a acessibilidade para pessoas com deficiência


0

A Prefeitura de Lajeado lançou nesta quarta-feira (9), o seu novo Portal da Transparência, um importante canal que possibilita ao cidadão acompanhar a gestão do município de forma transparente. O novo portal, que está disponível clicando aqui, traz mudanças para quem acessar. Além do novo layout, que facilita a procura pelos serviços e a visualização de dados, uma das grandes novidades é a acessibilidade para pessoas com deficiência. Em até 48 horas, deverá ocorrer o processo de migração de dados e informações entre o portal antigo e o novo. Para evitar a indisponibilidade das informações ao cidadão durante este período, ambas as versões ficarão disponíveis no site. Logo, qualquer informação que não seja encontrada no novo modelo poderá ser encontrada no antigo até que a migração se conclua.

Para a secretária da Administração, Elisângela Hoss de Souza, o novo Portal da Transparência tem o objetivo de aprimorar e democratizar o acesso do cidadão às informações, inovar a prestação dos serviços públicos e tornar as contas públicas ainda mais transparentes. “Desde 2017 o município de Lajeado vem trabalhando em melhorias no Portal da Transparência. E esse é mais um grande passo que se concretiza na busca de inovar os serviços públicos e garantir 100% de transparência à comunidade. Ficamos muito contentes em contar essa novidade”, ressaltou Elisângela.

As melhorias possibilitam ao cidadão com dificuldade de leitura, por exemplo, de controlar o tamanho da fonte e o esquema de cores dos textos e fundo da tela para branco e preto, maximizando o contraste para melhor leitura. Outra funcionalidade que foi implementada é o assistente para leitura em libras. A mudança atende aos requisitos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, e ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, conforme as normas do Governo Federal. A estimativa é que o novo Portal da Transparência esteja completamente pronto para uso, com todos os dados e serviços disponibilizados, até sexta-feira (11). AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui