A pressa generalizada faz sombra para a delicadeza humana

O fato é que andamos impacientes para ouvir pormenores


0
Foto: Ilustrativa

O assunto abordado me interessava muito. Contudo, planejava sair antes do término da palestra para conseguir fa­zer uma visita surpresa ao meu filho, no local onde ele fazia estágio. Levantei da cadeira, espichei o ouvido para acom­panhar o que ainda era possível assimilar enquanto me dirigia até a porta de saída. Se saísse logo, teria tempo o suficiente para chegar ao local e poderia ficar na companhia do meu guri, ao menos, 15 minutos.

Entrei primeiro no táxi que passava na rua e avisei o destino. O taxista arrancou apressado. Quando chegamos perto, eu já desembar­cava meus olhos. Mas, ele passou pelo endereço sem tirar o pé do acelerador. Por alguns instantes, pensei que estaria fazendo um percurso que possibilitasse retorno. Quando vi que algo estava estranho, questionei para qual endereço estava indo.

– Museu, respondeu.

Eu completei:

– Museu do Inter!

Ele freou de supetão e deixou escapar:

– Caramba! Eu me distraí e escutei apenas a pa­lavra Museu. Estava levando a senhora ao Iberê Camargo.

O homem ainda tentou recuperar o atrapalho, no entanto, o movimento intenso, as várias sinaleiras, tudo con­tribuiu para que eu chegasse muito depois do horário previsto. O que esse relato sinaliza? Não temos mais paciência para esperar, para entender, para prestar atenção. Ouvimos pedaços, fragmentos, recortes e já saímos correndo. Lemos os títulos e concluímos o destino do texto. Aliás, até os áudios recebidos no WhatsApp a gente pode acelerar para ouvir mais rápido. Afinal, onde vamos com tanta pressa? O que faremos com o tempo que deveria sobrar diante da aceleração que nos é oferecida? O fato é que andamos impacientes para ouvir pormenores. A prova disso é que, numa conversa face a face, se a pessoa entra em detalhes, somos capazes de avisar: resume!

Por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui