A proximidade do serviço público dá maior qualidade de vida à população, afirma Cintia Agostini

Economista e vice-presidente do Codevat rebate PEC que propõe a extinção de pequenos municípios e que volta à discussão em Brasília


0
Foto: Divulgação

A economista e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini, abordou a volta da discussão em Brasília de uma PEC que propõe a extinção de pequenos municípios. Conforme ela, pelas novas regras, cerca de 97% dos pequenos municípios não conseguiriam atingir aos requisitos e voltariam a ser distritos dos municípios-mãe.


ouça o “direto ao ponto”

 


Conforme ela, a emancipação deu autonomia administrativa e melhores condições de vida para a população, que teve um acesso maior aos serviços públicos em suas comunidades. Por isso, Cintia defende que o debate não seja focado em se os pequenos municípios se sustentam ou não, mas sim no empoderamento e na qualidade de vida das pequenas comunidades. “A proximidade do serviço público dá maior qualidade de vida”, afirma.

Em caso da necessidade de ajustes, a economista propõe alternativas que evitem a extinção, como a atuação em conjunto das pequenas cidades, de modo consorciado, em interesses comuns.

Na semana passada, uma decisão do STF colocou em xeque o processo de emancipação de quatro municípios do Vale (Canudos do Vale, Forquetinha, Westfália e Coqueiro Baixo), na década de 1990. Saiba mais aqui e aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui