“A região é uma grande apoiadora no combate à pandemia”, diz secretária de Saúde do Estado em visita a Lajeado

Arita Bergmann conheceu a nova sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde na manhã desta terça-feira. Falou sobre avanço na vacinação e investimentos no Vale do Taquari


0
Secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, e o coordenador da 16ª, Edgar Cerbaro (Foto: Gabriela Hautrive)

A secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, visitou o novo espaço da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS), com sede em Lajeado, na Rua Irmão Ermílio Conrado, no prédio onde funcionava a Receita Estadual e o Ministério Publico Federal, sendo que a 16ª CRS ocupa agora os dois primeiros andares do prédio de propriedade particular, exatamente no espaço que era ocupado pela Justiça Federal, antes de sua mudança para prédio próprio.


ouça a reportagem

 


Após conhecer as dependências, prefeitos, vereadores, representantes de hospitais e demais autoridades regionais agradeceram a presença da secretária em Lajeado e esforço feito durante a pandemia. A chefe do setor de saúde no Estado relatou que o Vale do Taquari é um grande apoiador do governo gaúcho no combate à pandemia. “Lajeado, assim como Estrela, demostraram o quanto participaram aumentando leitos e se somaram ao plano de enfrentamento à covid”, destaca.

Sobre a nova estrutura da 16ª CRS, onde foram realizadas obras de adaptação no espaço com a colocação de divisórias, instalação de internet e sistema interno, a secretária relatou que é um prédio com excelentes condições físicas e, principalmente, funcionários competentes. “A valorosa equipe da 16ª está bem instalada. Então essa decisão de ter um prédio não foi somente pela Justiça, mas também movida pelo Governo do Estado para que os servidores públicos tenham um ambiente acolhedor e seguro”, pondera.

No local trabalham cerca de 50 funcionários do órgão e o pagamento do aluguel é feito pelo Governo Estadual, assim como já acontecia na sede antiga localizada na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Lajeado. A 16ª CRS abrange 37 municípios, sendo a maioria do Vale do Taquari.

Secretária visitou as novas dependências da 16ª durante visita ao local (Foto: Gabriela Hautrive)

Ao ser questionada sobre o andamento da vacinação no RS e consequentemente na região, a secretária Arita Bergmann comentou que, junto de sua equipe, monitora o andamento dos serviços para que se cumpra a meta de vacinar todos os gaúchos, pelo menos com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, até o final de agosto. “Os municípios têm se empenhando muito para que a vacina de fato chegue até o cidadão”, relata. Segundo a titular da saúde, se for cumprido o cronograma do Ministério da Saúde de entrega de doses, é provável que se possa vacinar todas as pessoas até 18 anos no prazo estipulado. “Não quer dizer que não se possa até antecipar mais, pois muitos municípios já atingiram a meta de vacina até essa faixa etária”, diz.

Arita também relatou que o Vale do Taquari está na média do Estado em termos de vacinação. “Se observa que talvez falte uma maior atualização do registro das vacinas aplicadas, mas a grande maioria está em uma média positiva, que inclusive anunciamos que já atingimos 60% da população imunizada com a primeira dose”, destaca.

Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (Foto: Gabriela Hautrive)

A secretária faz um pedido para que as pessoas procurem pelo imunizante e continuem se protegendo do vírus. “Mesmo quem não fez a vacina no período indicado, faça a segunda dose, pois a vacina protege, além de todos os cuidados necessários como o uso de máscara, lavar as mãos e evitar grandes aglomerações”.

Nesta linha, também alertou para o aumento recente de casos de infecções no Estado. “Com algumas regiões em aviso, pois há tendencia de aumento numero de internações e leitos clínicos, então não dá para relaxar”, conclui.

Pedido para reabertura do laboratório da 16ª CRS e outras demandas

Durante o evento, duas servidoras da 16ª CRS entregaram um documento para secretária Arita Bergmann pedindo a reabertura do laboratório de saúde regional, fechado de forma temporária por afastamento de um profissional. A secretária relatou que os laboratórios reginais, assim como Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), são prioridades para o governo e se colocou a disposição para atender o pedido local. “Vamos agendar uma visita para avaliar a estrutura, ver o edital quanto a profissionais para atuarem na área e com certeza faremos de tudo para que a 16ª tenha seu laboratório”, relatou.

Servidoras fizeram solicitação para reabertura do laboratório regional (Foto: Gabriela Hautrive)

No evento também foram feitos agradecimentos a todos os envolvidos no processo de mudança do prédio da coordenadoria, tratativa de melhorias para o Vale do Taquari como a instalação de um gerador de energia elétrica na 16ª, além de uma conversa entre a secretária e representantes do Hospital Bruno Born (HBB) para tratar sobre assunto assistenciais. O coordenador da 16ª, Edgar Cerbaro, disse que muitas pessoas se envolveram no processo mudança para o novo prédio e que o órgão se coloca a disposição da secretária para continuar trazendo melhorias para região.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui