“A saúde de Lajeado precisa passar por uma reformulação”, defende vereador Jones Barbosa

“As nossas crianças estão ficando à mercê”, critica o vereador, sobre a falta de pediatras nos postos


0
Em levantamento, vereador notou que 7 dos 14 postos de saúde de Lajeado não têm pediatras (Foto: Tiago Silva)

O vereador Jones Barbosa (MDB), o Vavá, defende uma reformulação da rede municipal de atendimentos em saúde. Em entrevista ao Troca de Ideias nesta quinta-feira (21), o parlamentar demonstrou preocupação com a falta de profissionais médicos nos postos de saúde, especialmente pediatras. Ele fez um levantamento em 14 unidades básicas de saúde. Em sete destes postos não há atendimento com pediatras, e nos que têm, são periódicos, de 15 em 15 dias.

Vavá também defende que se amplie a capacidade da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado, situada no Bairro Moinhos D’Água, com uma área maior para a fila de espera e mais médicos. Para diluir a procura nos horários de pico, e facilitar o acesso pela população, o vereador sugere que se crie um posto avançado no Centro da cidade.

“É preocupante”, caracteriza. “A gente vê que a saúde de Lajeado precisa passar por uma reformulação”, destaca. “É uma realidade que estamos vivenciando hoje, e a gente precisa pensar em algo”, defende, sobre a necessidade de remodelar a gestão. Por isso, sugere que a Prefeitura de Lajeado discuta com a Univates um novo desenho para qualificar os atendimentos em saúde no município.

Para ele, nos bairros mais afastados e carentes, a comunidade tem que se deslocar até o centro para encontrar um pediatra. Também a saída de médicos para férias compromete os agendamentos. Por isso, Vavá entende que é necessário reforçar o quadro de pessoal. Ele cita bairros como o Olarias e o Santo Antônio de exemplo. “São regiões que precisam ter um olhar da questão do pediatra, mas, principalmente, de médicos. A reposição dos médicos clínicos gerais que entram de férias, que deixam unidades sem atendimento”, comenta.

Confira as informações colhidas pelo vereador nos postos de saúde

Fonte: Gabinete do vereador Jones Barbosa

Na UPA, o vereador também observa a falta de pediatra. “Na UPA se faz necessário ter um pediatra. Não dá para nós, enquanto representantes, admitir que a referência de atendimento de emergência de Lajeado, o principal município do Vale do Taquari, não tenha atendimento pediátrico. As nossas crianças estão ficando à mercê”, lamenta. “É uma realidade que bate na nossa porta”, constata.

Jones Barbosa reconhece que a UPA está sobrecarregada. Na sua análise, o aumento recente de 1,4 mil atendimentos mensal reflete o crescimento de Lajeado. Por isso que uma unidade avançada no Centro desafogaria a estrutura, calcula.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui