“A sexualidade precisa ser redescoberta no puerpério”, explica psicóloga

Aline Silva conversa neste sábado (27) com Carine Bernhard Duarte. Confira ainda os quadros: Papos Com Quem Sabe, Estilo e Na Cozinha


0
Psicóloga Carine Bernhard Duarte bate-papo com Aline Silva na bancada do estúdio da Rádio Independente (Foto: Rodrigo Gallas)

O programa Papos de Mulher do sábado (26), com apresentação de Aline Silva, recebeu a psicóloga Carine Bernhard Duarte, especialista em Terapia Sistêmica, cursando aperfeiçoamento em sexualidade. Na pauta: gestação, puerpério e sexualidade.

No período após o parto, conhecido como puerpério, o corpo da mulher passa por diversas alterações físicas e, principalmente, hormonais. O hormônio que favorece a produção de leite, interfere na sexualidade de uma mãe. “Quando o bebê nasce, a mulher desliga das outras atividades, seja sexuais ou de afazeres domésticos ou de trabalho, sua rotina em geral”, explica Carine.

A psicóloga diz que quando o casal era o centro, decidia-se por dois. Quando chega o bebê, decide-se por três, e o bebê passa a ser o centro. “Aí a gente tem que abrir mão da gente. Este é um dos maiores desafios”, relata.

Segundo ela, a sexualidade não é somente sexo. “Sexualidade é tudo que nos dá prazer. Ver a louça lavada nos dá prazer.”

Carine explica que cada caso é diferente. “Na gestação, tem mulher que se sente maravilhosa. Tem outras mulheres, que não se sentem bem.”

Ela aconselha que os homens, como precisam trabalhar, devem ajudar no início da noite a cuidar do bebê para a mulher poder descansar polo menos 4h. “Tirar a sobrecarga da mulher é muito excitante. Homem que ajuda, é excitante para a mulher”, reforça ao enfatizar que a puérpera precisa redescobrir a sexualidade neste período.


Foto: Divulgação

Estilo, por Douglas Petry

O consultor de estilo Douglas Petry aborda conteúdo especializado em moda, arte, decoração, estilo e bom gosto.

Neste sábado (13), ele fala sobre ‘cair na tinta’, quando usa-se todo as roupas da mesma cor.

Ouça o quadro!


Foto: Divulgação

Papos com Quem Sabe

O quadro Papos Com Quem Sabe desde sábado é com a fonoaudióloga, consultora em amamentação e pós-graduada em cuidado materno infantil, Joana Morais.

Na sua edição de estreia no quadro, ela fala sobre o Novembro Roxo, mês de sensibilização a prematuridade.

Ouça o quadro!


Na Cozinha: Entrecot na manteiga

Ingredientes:

  • Uma peça de entrecot (dois dedos de espessura)
  • Sal
  • Pimenta
  • Manteiga
  • Alecrim
  • Alho

Preparo:

Aqueça bem uma frigideira ou panela de ferro. Tempere o entrecot com sal e pimenta. Quando a panela estiver bem quente (colocando a mão próximo não se consegue aguentar o calor), ponha um pouco de azeite e, então, o entrecot.

Foto: Daniel Bortolini

Deixe fritar por, pelo menos, uns dois minutos e meio, e vire a peça. Pouco depois, ponha na panela uns 2 dentes de alho, esmagados com uma faca, uma colher de sopa de manteiga e um raminho de alecrim. Pode regar a carne com esse molho de vez em quando.

 

Após mais uns 2 minutos, você perceberá uma crosta em ambos os lados da carne. Para ficar ao ponto, deixar na frigideira por cerca de 9 minutos. Em alguns momentos, segurar a peça lateralmente para dar uma tostada na gordura. Retire do fogo e deixe descansar por uns cinco minutos até cortar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui