A americana Hayley Arceneaux tinha 10 anos de idade quando foi diagnosticada com osteossarcoma, um tipo de câncer ósseo. Depois de um longo tratamento, que incluiu quimioterapia e cirurgia, ela não apenas se curou da doença, mas também descobriu sua vocação: ajudar outras crianças na mesma situação.
Hoje, aos 29 anos, Arceneaux trabalha como assistente médica e trata de crianças com leucemia e linfoma no Hospital St. Jude Children’s Research, em Memphis, no Tennessee, o mesmo onde ficou internada na infância.
Com sua história de superação, Arceneaux foi escolhida para representar o hospital em uma missão espacial prevista para o último trimestre deste ano, a primeira em que nenhum dos tripulantes será um astronauta profissional. Ela se tornará a americana mais jovem a viajar ao espaço.
A surpresa ao ter sido a eleita para a vaga, que era reservada a um profissional de saúde que representasse esperança, foi acompanhada por empolgação com o desafio.
“Eu ri e disse ‘O que? Você está falando sério?'”, conta. “E respondi ‘Sim, sim, obrigada. Por favor me mande para o espaço’.”
Arceneaux e outros três tripulantes deverão decolar do Complexo 39 de lançamento do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa de Elon Musk. Eles irão orbitar a Terra durante três dias na cápsula Dragon antes de reentrar na atmosfera terrestre e pousar na costa dos EUA.
Fonte: G1