“A sociedade tem que ter a consciência que o rio é a nossa vida”, diz presidente da Aeca

Ação de limpeza do Viva Taquari-Antas Vivo ocorre na manhã deste sábado (23), em sete municípios da região


0
Presidente da Aeca, Marco Edson Carvalho da Silva (Foto: Rogério Schmidt Junior)

O Arte de Empreender deste sábado (23) foi realizado direto do Parque Ney Santos Arruda, em Lajeado, onde ocorre uma das ações de limpeza do Rio Taquari, organizadas pelo projeto Viva Taquari-Antas Vivo. Durante a entrevista, o presidente da Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), Marco Edson Carvalho da Silva, destacou que a entidade depende do rio, necessitando das águas para manter suas atividades, assim como as pessoas precisam do recurso natural para viver.

Silva é policial militar da reserva, servindo por 30 anos. Natural de Porto Alegre, desde 2003 ele reside no Vale do Taquari. Seu filho foi atleta da Aeca e desde então acompanha o trabalho da entidade.

De acordo com Silva, as atividades desenvolvidas pelo movimento Viva Taquari-Antas Vivo são muito importante para a continuidade da utilização do rio e preservação da natureza. “A sociedade tem que ter a consciência que o rio é a nossa vida”.

Silva salienta que os cidadãos precisam entender que não os detritos não devem ser depositados no rio porque a água volta para a comunidade. “É essa água que bebemos”.

Foto: Rogério Schmidt Junior

O presidente da Aeca percebe uma diminuição na quantidade de lixo recolhido porque já há uma maior conscientização da população. Entretanto, ele afirma que o caminho ainda é longo e o trabalho deve continuar

História da canoagem no Brasil

A Aeca foi o berço da canoagem brasileira e no dia 28 de junho a entidade comemora 29 anos de história.

Silva relatou que a canoagem inicia como esporte no Rio Taquari, mais precisamente na Escadaria da Polar, em Estrela. Em 1943, o alemão José Wingen, morador da região, resolveu praticar um esporte que já o acompanhava em seu país natal: o remo. Ele construiu um caiaque de madeira e iniciou a atividade.

A partir da década de 70 e 80 o esporte ganha força e em 1988 foi fundada a Confederação Brasieira de Canoagem, sendo a Aeca mais antiga que a própria confederação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui