A violência racial não pode mais ser tolerada

E Carrefour, por favor, demitir funcionários e romper contrato com a empresa de segurança, não me convence. Análises, bastidores da política e as notícias "quentes" da região na coluna do Fabiano Conte.


0
Foto: Reprodução

Nunca mais
20 de novembro, dia da Consciência Negra, e o destaque é o espancamento e morte de João Alberto Silveira Freitas. A violência racial não pode mais ser tolerada. Que os assassinos sejam punidos com rigor. A que ponto chegamos? Meu Deus do céu. Minha solidariedade aos familiares e amigos. Parece que o ser humano não tem mais valor. E Carrefour, por favor, demitir funcionários e romper contrato com a empresa de segurança, não me convence. Como se fosse que isto bastasse para justificar tamanha brutalidade.


Cordialidade
Atual e futuro prefeito de Estrela, Rafael Mallmann (MDB) e Elmar Schneider (PTB), mostram maturidade no processo de transição. A relação deverá ser de cordialidade.

Mallmann manteve toda equipe de governo, mesmo cargos em comissão ligados aos candidatos adversários. O representante do governo no pleito foi o comandante César, que ficou em terceiro. Schneidinha esteve na equipe do atual prefeito como secretário da Saúde até deixar o cargo para concorrer.

A coordenação da equipe de transição de Governo, indicada pelo prefeito eleito Elmar terá: o vice-prefeito eleito João Schafer; advogada Josi Kafer Sulzbach (futura procuradora); e contador Rodrigo Kich (futuro secretário da Fazenda).



Vitória maiúscula
Em Travesseiro, a oposição se uniu para valer e deu certo. MDB, PP e PTB tiveram uma vitória “maiúscula” na eleição deste ano.

Gilmar Southier (MDB) e Tiago Weizenmann (PP) obtiveram 1.206 votos (68,41%) contra Sérgio Nied (PT), atual vice-prefeito.

Além da prefeitura a oposição conquistou sete das nove cadeiras na Câmara de Vereadores, dando maior tranquilidade para os trabalhos. A comemoração foi grande no município.


Por um
Ainda repercute a vitória de Marcos Scorsatto na eleição do último domingo em Itapuca. Tanto é que ela foi notícia pelo Brasil. A diferença na vitória foi de um voto. O atual prefeito fez 814 votos e o adversário Airton Scorsatto conquistou 813 votos. Mesmo com o mesmo sobrenome, Marcos e Airton são parentes distantes.


Poucos secretários
Prefeito eleito de Imigrante, Germano Stevens, anunciou o professor Carlos Lutterbeck como secretário da Educação de seu governo. Será o único nomeado neste momento. Para as demais áreas serão colocados coordenadores: Fabiano Acadrolli (vice-prefeito eleito), nas Obras; Marcos Walbring, na Agricultura; e Viviane Stevens (enfermeira e futura primeira dama), na Saúde.


CURTAS
** A transição em alguns municípios não será amistosa. Tem prefeito derrotado que já avisou: não irá receber o eleito. Resultado do clima da campanha.
** Lajedo perdeu esta semana pssoas que fizeram história. Empresário e líder comunitário Ítalo Reali; o jornalista Elmo Loeblen e a professor Geni Arruda. Em suas áreas, foram destaque. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
** Ex-prefeito de Teutônia Silvério Luersen corre o risco de sofrer processo de expulsão no PDT por ter feito campanha contra o partido nesta eleição. Silvério até pediu voto para o candidato eleito Celso Forneck no último dia, mas durante a campanha ele trabalhou para Ariberto Magedanz, do PP.
** Em Capitão, a comemoração pela vitória na eleição teve carreata todos os dias da semana e terminará com uma grande festa, com direito a banda, no domingo.
** Professor Vitor, o vereador mais votado de Teutônia, declinou do convite para ser secretário da Educação.
** Prefeito reeleito Marcelo Caumo começa a analisar sua equipe de segundo mandato. Vereador Medonho (PP) deverá voltar para a secretaria de Obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui