Adolescentes buscam vacinação contra a covid-19 desde as primeiras horas da manhã em Lajeado

Imunização para quem tem 17 anos ocorre nos postos de saúde do Centro e do Bairro São Cristóvão


0
Foto: Artur Dullius

Lajeado ampliou o plano de imunização contra a covid-19 nesta quinta-feira (16). O município deu início à vacinação de adolescentes sem comorbidades que tenham 17 anos, além da dose de reforço em idosos residentes em lares. No Posto de Saúde do Centro, uma longa fila se formou nas primeiras horas da manhã, antes mesmo da abertura da unidade.

Conforme explica a enfermeira Joice Wendt, muitos adolescentes estão acompanhados por um responsável e, em razão disto, a fila acaba sendo maior. “A procura está acontecendo desde o início da manhã, e nós estamos felizes por eles estarem vindo. Além disso, algumas pessoas também estão aqui buscando a segunda dose”, lembra.


ouça a reportagem

 


Em razão dos diferentes públicos, foram montadas duas filas e dois guichês de atendimento dentro da unidade de saúde. “A gente procura fazer a melhor logística possível para facilitar à população e realizar esta imunização com maior segurança, pois são vacinas, grupos e lotes diferentes”, afirma a enfermeira.

Nos jovens deve ser utilizado, obrigatoriamente, o imunizante da Pfizer, que é o único licenciado para o uso nesta faixa etária. Em razão disto, os pontos de vacinação são os postos de saúde do Centro e do Bairro São Cristóvão, que atendem das 8h às 14h.

Foto: Artur Dullius

“Foi organizado assim justamente pela questão de logística. A Pfizer exige um armazenamento e uma reconstituição diferenciada”, pontua Joice.

Segundo ela, o município recebeu 560 vacinas de primeira dose para serem aplicadas nesta quinta. O número representa cerca de 50% do público-alvo de 17 anos. No entanto, outras pessoas maiores de idade que eventualmente ainda não realizaram a dose 1 também podem se dirigir até a unidade de saúde.

“A vacina que a gente tem disponível hoje é a da Pfizer. O lote que nos foi disponibilizado pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde é este que estamos aplicando. Então, todo público que chegar procurando a primeira dose vai receber Pfizer”, garante.

Foto: Artur Dullius

A vacinação será feita mediante apresentação da carteirinha de vacinação, documento de identidade e comprovante de residência em Lajeado. Em caso de não possuir comprovante de residência, será aceita uma declaração de próprio punho.

Além disso, Lajeado também deu início a aplicação da dose de reforço em idosos residentes de Instituições de Longa Permanência e em idosos acamados.

Foto: Artur Dullius

Segundas doses

A população do município que já iniciou o processo de imunização também segue sendo vacinada. Nesta quinta (16), são aplicadas as segundas doses pra quem fez a primeira aplicação de CoronaVac até 19 de agosto, ou então a dose 1 da AstraZeneca e da Pfizer até 08 de julho. Para este público, os pontos de vacinação seguem sendo os Postos de Saúde do Centro, São Cristóvão e Montanha, até às 14h.

VÍDEO: Adolescentes buscam vacinação em Lajeado

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui