Aberta a nova temporada do Trem dos Vales

Passeios recomeçaram na manhã deste sábado. Até outubro serão em torno de 60 viagens por um trajeto de 46 quilômetros repleto de aventura e emoções


0
Foto: Alício de Assunção

Foi aberta na manhã deste sábado (6) a quarta temporada de circulação do Trem dos Vales pela Ferrovia do Trigo, entre Muçum e Guaporé. O primeiro passeio saiu às 9h de Guaporé com destino a Muçum. Às 14h ocorreu o caminho inverso, com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior.  “É um excelente passeio, encantando todos com suas belezas naturais e arquitetônicas. Recomendo que todos que possam venham fazê-lo. É mais um atrativo para fortalecer o turismo do estado”, disse ele.

Ranolfo Vieira Júnior discursa (Foto: Alício de Assunção)

Até outubro serão aproximadamente 60 passeios por um trajeto de 46 quilômetros repleto de aventura e emoções. Pelo percurso, que dura cerca de duas horas de viagem, estão 23 túneis e 15 viadutos. A previsão é de transportar cerca de 35 mil passageiros. Em novembro a circulação será entre Roca Sales e Colinas, na Ferrovia Tronco Sul, com a denominação de Trem da Imigração, tendo entre os atrativos a locomotiva Maria Fumaça Malett fabricada em 1950.

Cerca de 1.200 pessoas participaram dos dois passeios deste sábado. O coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana salienta que essa nova edição chega para consolidar o passeio como um dos mais atrativos do país. “A cada edição estamos mais perto de se tornar um passeio normal , em cada final de semana! Estamos trabalhando muito para que isso se consolide”, ressalta.

Coordenador do Trem dos vales, Rafael Fonatana (Foto: Alício de Assunção)

O Trem dos Vales ainda não opera em definitivo na região e a circulação em períodos resulta de parceria entre a Rumo Logística, empresa que detêm a concessão do trecho ferroviário; Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que opera o trem; Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e prefeituras dos municípios envolvidos.

 

Sobre a composição

O trajeto é realizado com uma locomotiva a diesel elétrica modelo G-12, General Purpouse, fabricada em 1957, na sede da GM em La Grange, Illinois – EUA, e adquirida pela Viação Férrea do Rio Grande do Sul (V.F.R.G.S). Também fazem parte da composição 12 vagões (ou carros de passageiros) e três vagões de formação histórica, todos restaurados e preservados, muitos deles originais das décadas de 1920 e 1930, oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior.

Dois vagões são especiais: o carro administrativo (AM-01) e o carro administrativo presidencial (AD-09). O AM-01 foi construído em 1924, em Curitiba, e era utilizado para transporte de diretores de ferrovia e de personalidades, como o ex-presidente da República Nereu Ramos em suas viagens pela malha do Paraná e Santa Catarina.

Já o AD-09 foi fabricado em 1925 nas oficinas da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, e transportava diretores da ferrovia em viagens pelo Estado. Também foi batizado de vagão Getúlio, pois como o próprio nome diz, foi amplamente utilizado pelo ex-presidente Getúlio Vargas durante as décadas de 1930 e 1940.

Viajantes aproveitaram para registrar as belas imagens durante o passeio (Foto: Alício de Assunção)

Serviço

Nesta edição são duas opções de horários: uma com saída de Guaporé, às 9h, e a outra de Muçum, às 14h. No mês de agosto serão realizados passeios nos dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28, em setembro nos dias 3, 4, 7, 9, 10, 11, 17, 18, 20, 24, 25 e 30.

Já em outubro nos dias 1º, 7, 8, 9, 12, 15, 16, 22, 23 e 29. O valor do passeio por pessoa é de R$ 148,00 e os bilhetes estão à venda no site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (47) 3307-9977.

Trem dos Vales! Do sonho à realidade

Ferrovia: primeira reunião com a ABPF ocorreu em 2018, em Vacaria (Foto: Arquivo)

Trazer um trem turístico para a região é um sonho de mais de 20 anos, compartilhado por mentes visionárias.

1995 – Primeiros passos

O presidente da Amturvales na época era Adroaldo Conzatti, ex-prefeito de Encantado e o idealizador do Cristo Protetor. Naquela década foram registradas as primeiras movimentações para tornar os passeios de trem uma realidade. Um passeio no trecho da ferrovia com prefeitos, imprensa e convidados ocorreu na época. Naquele ano a exploração da ferrovia era ainda de responsabilidade da Rede Ferroviária Federal (RFFFSA). Com a desestatização, consequentemente ocorreram as concessões do transporte de carga para a iniciativa privada, esfriando as tratativas da época.

1998 – Tratativas

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) também traçou um plano estratégico que voltou a tratar da proposta de um trem turístico para a região.

2005 – Retomada

Lideranças regionais, juntamente com a entidade, retomaram o projeto.

2007 – Negociações

A empresa Ferrotur apresentou o projeto de implantação do Trem Turístico junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e recebeu autorização da agência para tal finalidade.

2008 – Projeto prejudicado

Devido a problemas particulares com um dos proprietários, houve dificuldades internas na empresa, que não manteve as atividades e novamente o projeto foi paralisado.

2013 – Novas parcerias

Durante a feita de turismo Turisvales em Lajeado, o projeto ressurgiu com a parceria da Serra Vales Express, que já operava uma rota turística de trem. As negociações avançaram com a ANTT e, em seguida, com a América Latina Logística (ALL), responsável pela exploração do trecho.

2014 – 2015 – A Rumo assume a ferrovia

A Amturvales em parceria com o Sebrae elaborou o Plano de Viabilidade Econômica, que foi encaminhado junto à ANTT. No início de 2016 a ALL foi adquirida pela Rumo Logística e as tratativas voltaram a acontecer depois do período de transição.

2017 – União

Foi possível avançar ainda mais após receber a anuência da Rumo para a continuidade do processo junto à ANTT.

2018 – Tratativas avançam

Em agosto, numa reunião em Vacaria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) durante o primeiro passeio de trem turístico no Rio Grande do Sul (Trem Vacariano) começam as tratativas para a implantação do Trem dos Vales.

2019 – Execução

Na gestão de Rafael Fontana na presidência da Amturvales houve maior insistência no projeto, permitindo que os passeios pudessem ser realizados de fato, tanto em 2019 como em 2020 e 2021. “Temos o passeio mais lindo do Brasil e muitas pessoas puderam confirmar o que temos em termos de belezas naturais e arquitetônicas na Ferrovia do Trigo ao longo de todo o trajeto”, destaca Fontana.

Texto: Alício de Assunção

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui