Aberta a temporada da bergamota em Muçum

Clima favorável antecipa a colheita. No entanto, estiagem causa perdas aos produtores.


0

A colheita da bergamota iniciou há cerca de um mês no município de Muçum. Catorze produtores muçunenses, distribuídos na Linha Alegre, Dom Felipe de Nadal, Linha 13 de Maio, Linha 20 de Setembro e Linha 28 de Setembro, cultivam o fruto para consumo in natura. Em 2019, foram colhidas 690 toneladas nos 23 hectares plantados das variedades caí, murcot, ponkan, deponkan e montenegrina.

O acompanhamento da produção, com orientações técnicas, é feito pela Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Produção, e a Emater/RS – Ascar. O clima de Muçum, diferente de cidades da Serra Gaúcha, faz com que o fruto amadureça antes, oportunizando a entrada antecipada no mercado. Nesta manhã, o técnico da Emater, Jairo Belini, esteve na propriedade da família Grassi, para conferir o início da colheita.

A estiagem deste ano, tem causado 50% de perda na produção, segundo Belini. O técnico explica que em propriedades onde houve índices de precipitação, a perda foi menor. Porém, em algumas, foi relatado a perda de metade do esperado para a colheita. “Este foi o ano em que tivemos a maior perda”, destaca Izalino Grassi, produtor de bergamota há mais de 40 anos. AI/RC


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui