Aberta UTI Covid-19 com cinco leitos no hospital de Encantado

Entrega simbólica da estrutura foi realizada na manhã desta sexta-feira (22).


0
Número restrito de pessoas participou do ato de entrega dos leitos (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Encantado)

Foram entregues, na manhã desta sexta-feira (22), cinco leitos de UTI Covid-19 no Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), de Encantado. Conforme a Prefeitura, foi um dia histórico para o município, já que a abertura de Unidades de Tratamento Intensivo era um sonho antigo da comunidade. Em função da pandemia, foi realizado um ato simbólico, com a presença de algumas autoridades, representantes da casa de saúde e da equipe médica que atua no local.

Os leitos de UTI para Covid-19 foram instalados provisoriamente no primeiro andar do hospital, no Posto 1. Foi transferido para a mesma ala o Pronto Atendimento Covid-19, que estava no prédio do Centro Regional de Oftalmologia. Com a mudança, todos os atendimentos passaram a ser realizados no local, que tem acesso pela Rua Duque de Caxias, em frente ao Centro Clínico e Médico.

Na ocasião a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Encantado fizeram a entrega de uma placa parabenizando o Hospital Beneficente Santa Terezinha e a comunidade pelo fato histórico do município e da região.

Placa de parabenização pelo trabalho foi entregue à casa de saúde (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Encantado)

Os cinco leitos de UTI estão equipados com respiradores. Eles ainda não estão habilitados pelo Ministério da Saúde, mas já foram colocados à disposição de pessos que tenham confirmação ou suspeita da doença.

A abertura dos leitos ocorre como resultado de um acordo firmado entre o Ministério Público (MP), Hospital Beneficente Santa Terezinha e Prefeitura de Encantado, por recomendação da promotora Daniela Schwab. O Município irá repassar cerca de R$ 240 mil mensais para o funcionamento dos leitos, até que ocorra o credenciamento pela União. A diária de uma UTI Covid custa R$ 1,6 mil. O pedido de habilitação já foi feito pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ªCRS).

Saiba mais

Com os novos cinco leitos de Encantado, o Vale do Taquari chega a 33 leitos de UTI Covid. São 18 no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, e dez no Hospital Estrela – estes habilitados, restando apenas o credenciamento de Encantado.

O Hospital de Caridade São José, de Taquari, entregou dez leitos de internação na semana passada, sendo que todos têm respiradores. Ainda há leitos de internação para a doença, pelo menos, nos hospitais de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela e Lajeado. AI/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui