Diante do agravamento da estiagem e da falta de chuvas em toda região, as máquinas da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Rural de Forquetinha trabalham na abertura de poços e reservatórios de água no interior para o consumo dos animais.
Conforme o secretário Mércio Ludwig, as pancadas de chuvas registradas nos últimos meses são insuficientes para recuperar as fontes, açudes e nascentes. “Se compararmos o volume de chuvas entre 2019 e 2020 registramos um déficit de pelos menos 500 milímetros. Por isso pedimos que todos ajudem a poupar água, tanto na cidade como no interior para evitar a falta em alguns momentos do dia.” Em algumas localidades onde os poços artesianos registram ampla queda na vazão um caminhão pipa abastece os reservatórios, como é o caso de São Vitor, Picada Schussler, Arroio Abelha I e Arroio Abelha e parte de Araguari.
Os pedidos de abertura de reservatórios ou transporte de água para consumo de animais com o caminhão podem ser solicitados diretamente na secretaria ou pelo telefone (51) 3613-2174, em horário de expediente.
Reparos na rede
Em caso de vazamentos de água ou mesmo a falta dela a população pode ligar diretamente para ao funcionários responsáveis em fazer a manutenção da rede de poços administrados pelo município. Os telefones são (51) 9.8494-5112 (Carlos Kern) e (51) 9.8440-8766 (Lauro Doerzbacher). AI/RC