Bolsonaro recebe pedido sobre o projeto e convite para fazer o passeio do Trem dos Vales

Comitiva da região está em Brasília. Projeto foi entregue ao presidente pelo prefeito de Muçum, Mateus Giovani Trojan. Ideia é estabelecer calendário fixo sobre as atividades


0
Passeio entre Muçum e Guaporé tem 21 túneis e 17 viadutos (Foto: Divulgação)

O projeto Trem dos Vales, passeio turístico de trem pela Ferrovia do Trigo, vem se consolidando em todo o país, e agora também é de conhecimento do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). O projeto foi apresentado pela comitiva da região, composta por alguns prefeitos do Vale, que está em Brasília, sendo entre eles o do prefeito de Muçum, Mateus Giovani Trojan e o chefe do executivo de Encantado, Jonas Calvi, que também fez um convite ao presidente para que compareça na inauguração do Cristo Protetor. Com o turismo regional em destaque, Trojan conta que foi muito positivo o encontro com o presidente e a abertura que ele deu para tratar sobre assuntos locais.


OUÇA A REPORTAGEM 


“Ele nos ouviu, entendeu a demanda, convidamos ele para ele conhecer o Trem dos Vales pessoalmente e ele disse que vai se organizar para participar do passeio também”. A conversa com Bolsonaro aconteceu na tarde de quarta-feira (5) e conforme Trojan, não foi solicitado dinheiro ao Trem dos Vales, e sim uma autorização definitiva que permita uma programação fixa mensal para o passeio a partir de 2022. “Com isso vamos conseguir de fato concretizar o projeto na região e colher todos os frutos que isso vai gerar na questão do comércio, empreendedores e tudo o que envolve, então esse é nosso objetivo aqui”, ressalta.

Esteve em pauta também, a busca pela ligação asfáltica do Vale do Taquari até a Serra Gaúcha, denominada Rota do Pão e Vinho. “A rota passa por Santa Tereza, Roca Sales, até chegar ao município de Muçum, que também será um divisor de águas para o nosso turismo e movimento”, destaca. Além do encontro com o presidente, a comitiva segue com outros compromissos na capital federal. “Tivemos no Ministério do Desenvolvimento Regional pela manhã, senado e câmara dos deputados, audiências por assuntos individuais do município de Muçum. Segundo o prefeito, serão tratados temas da cidade envolvendo educação, saúde com liberação para recursos, além de outras demandas gerais de emendas parlamentares.

Secretário-Geral da República, Onix Lorenzoni (e), prefeito Mateus Trojan, presidente Jair Bolsonaro e diretor-vice presidente da ABPF, Marlon Ilg (Foto: Divulgação)

O retorno para o Vale do Taquari está previsto para a noite desta quinta-feira (7). Na ocasião, além dos representantes regionais, acompanharam o prefeito um dos idealizadores do Trem dos Vales e diretor vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onix Lorenzoni.

Projeto Trem dos Vales

O passeio o Trem dos Vales, entre Muçum e Guaporé tem 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13, em Vespasiano Corrêa; e os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. Além disso, é possível conferir uma paisagem exuberante, com vegetação e cascatas, que compõem cenários de beleza única. As atividades devem voltar a ocorrer em 2021. Para a próxima edição, a quantidade de passeios será maior, em duas etapas e em datas ainda a serem definidas.

O Trem dos Vales é uma iniciativa da ABFP, com o apoio da Amturvales (Foto: Divulgação)

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABFP), com o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), além de prefeituras e Rumo Logística. Apoiadora da ação, a Emater/RS-Ascar atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado. Mais informações sobre roteiros turísticos no Vale do Taquari podem ser obtidas em amturvales.com.br.

Convite para conhecer o Cristo Protetor de Encantado

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, realizou na tarde de terça-feira (4) uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro. Calvi apresentou a proposta do Cristo Protetor a Bolsonaro, que confirmou presença na inauguração. Na manhã de quarta-feira (5), em entrevista ao programa Panorama da Rádio Independente, o gestor de Encantado falou sobre o encontro que teve como tema central o “Cristo Gaúcho”, como está sendo chamada a estátua fora da região do Vale do Taquari.

“A aceitação do presidente foi muito grande”, comenta o prefeito de Encantado sobre a reação do presidente, que teria, inclusive, brincando com o tamanho do monumento. Bolsonaro, que é carioca, disse que o do Rio é maior. “Eu logo disse que o maior é o nosso”, contou Calvi.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui