Abril começa com chance de chuva pelo Rio Grande do Sul

Alguns pontos podem ter temporais, enquanto frente fria avança para o Estado.


0
Foto: Rodrigo Gallas

O mês de abril começa com animadora previsão de chuva pelo Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. No fim do dia, frente fria começa a ingressar pelo Oeste e o Sul com chuva e risco de temporais.

No período da tarde o clima será abafado com calor. O vento se intensifica ao longo desta quarta-feira e pode soprar moderado especialmente da tarde para a noite, em consequência da queda da pressão atmosférica.

As mínimas rondaram os 15°C em São José dos Ausentes e os 19°C em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 33°C em Uruguaiana e 34°C em Santa Rosa. Em Lajeado, os termômetros variam entre 21°C e 34°C.

A chuva pelo território gaúcho entre hoje e sexta-feira (03), se dá pela formação de um ciclone e a passagem de frente fria deve trazer alívio na seca em algumas áreas, mas não generalizado.

Estiagem

Não apenas o Rio Grande do Sul enfrenta estiagem. Uruguai, províncias do Nordeste da Argentina, e os estados de Santa Catarina e do Paraná também sofrem com a escassez de precipitações mais volumosas. Segundo anotações do colaborador do Grupo Independente, Bruno Guilante, de Forqueta, Arroio no Meio, em março o acumulado de chuva foi de 29mm. Na Grande Porto Alegre, o nível do Rio do Sinos em Novo Hamburgo é o menor desde 1998 e os órgãos municipais falam em situação “crítica”.

Fonte: MetSul + NIH Univates

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui