Acampamento Farroupilha de Lajeado oferece atividades culturais a alunos de escolas públicas

Ações, que buscam reforçar a importância da preservação da cultura gaúcha, deverão envolver mais de 300 crianças até sexta-feira (17)


0
Foto: Laura Borin

A 3ª Semana Farroupilha de Lajeado, promovida pela Prefeitura de Lajeado e Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG), também está sendo marcada por oficinas culturais voltadas aos alunos de escolas públicas que estão visitando o Acampamento Farroupilha, no Parque Professor Theobaldo Dick. As ações, que buscam reforçar a importância da preservação da cultura gaúcha, deverão envolver mais de 300 crianças até sexta-feira (17).

Foto: Laura Borin

Na tarde desta quinta-feira (16) foi a vez dos alunos da Emef Capitão Felipe Dieter participarem de atividades que envolveram declamação, música, chula, dança das cadeiras, brinquedo folclórico e pilcha gaúcha. Quem recebeu as crianças foram Christian Moresco Franz e Henrique Moresco Franz, alunos das oficinas de musicalização da Casa de Cultura de Lajeado e também integrantes do CTG Bento Gonçalves

Os alunos da Emef Lauro Mathias Müller e da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) também já estiveram envolvidos em oficinas culturais sobre a história da Semana Farroupilha, Chama Crioula e Anita Garibaldi. Eles também aprenderam os passos da dança tradicional gaúcha “Pézinho” e dançaram a polonese. As atividades para essas mais de 60 crianças e adolescentes foram conduzidas por Amália Rempel Fontana, 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista e Carolina Theves Heisser, 1ª Prenda do CTG Querência do Arroio do Meio.

Nesta sexta-feira (17) as atividades atenderão os alunos da Emef Guido Lermen e Universitário. Pela manhã, as prendas do CTG Bento Gonçalves Tainá e Giuliana Bergamaschi conduzirão as ações e, à tarde, as tradicionalistas Caroline Scariot e Patrícia Rezner ministrarão oficinas de dança de salão, chimarrão e brincadeiras folclóricas.

“Todas as formas de manifestações de culto às tradições gaúchas são muito válidas nesta Semana Farroupilha. Mas a realização de oficinas culturais garantem ensinamentos e trocas de conhecimentos às crianças e jovens, que são o futuro do tradicionalismo gaúcho. Por isso, para mim, isso é o auge do evento”, disse Ana Paula Vieira Labres, coordenadora da Casa de Cultura de Lajeado, que está conduzindo as atividades junto com o professor de música da Casa de Cultura, Tiago Kreutz. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui