Acampamento Farroupilha de Teutônia visa manter acesa a tradição gaúcha

Acampamento e Desfile Farroupilha ocorrerá de forma presencial entre os dias 11 e 20 de setembro


0
Foto: Divulgação

No dia 11 de setembro ocorrerá a cerimônia de abertura da Semana Farroupilha em Teutônia com chegada da Chama Crioula, prevista para às 16h, no Centro Administrativo Municipal, junto ao Acampamento Farroupilha.

Neste ano, em virtude da pandemia, a fim de garantir a segurança do público, principalmente em função da variante Delta, a comissão organizadora do evento decidiu que não haverá shows e apresentações musicais, com intuito de evitar aglomerações. O objetivo é promover a semana e o acampamento farroupilha para incentivar o movimento tradicionalista e para manter acesa a chama da cultura e tradição gaúcha, além de oportunizar um momento de interação entre as pessoas.

No local serão realizadas algumas apresentações artísticas dos CTGs Rincão das Coxilhas e Porteira dos Pampas, assim como, algumas atividades promovidas entre os piquetes. Também haverá visitação das escolas ao acampamento, que ocorrerá com duração de 30 minutos por turma, mediante agendamento realizado pela secretaria de educação.

O tradicional Desfile Farroupilha ocorrerá no dia 20 de setembro, a partir das 9h30, somente com a participação de cavalarianos. Essa definição ocorreu em função dos protocolos estabelecidos pelo COE Estadual, repassado às entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O trajeto a ser percorrido inicia na Rua Arthur Pilz, seguindo pela Rua Pedro Schneider, Rua 25 de julho, Rua Evaldo Hilgemann, Rua Fernando Ferrari, Avenida 1 Leste seguindo até o Centro Administrativo Municipal, momento em que as entidades receberão um trofeú de participação e o desfile será encerrado.

O 5º Acampamento e 4ª Desfile Farroupilha serão realizados pela Prefeitura Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o CTG Rincão das Coxilhas, com o patrocínio das empresas Alles Materiais de Construção, Car Films Autocenter, Marca Serviços, Futura Imóveis, Peão Campeiro Agropecuária, Terrasol Comércio de Pneus, Teutonet, Viévi Automóveis e Mais Engenharia.

O evento foi autorizado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) de Teutônia, e seguirá todos os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Todas as entidades participantes foram informadas sobre os protocolos e cuidados que deverão ser seguidos, rigorosamente, para que o evento possa ocorrer sem riscos à saúde pública, inclusive, assinaram um Termo de Cooresponsabilidade, para contribuir com o cumprimento dos protocolos estabelecidos.

Durante as reuniões de organização do acampamento com as entidades, a secretaria de juventude, cultura, esporte e lazer e a vigilância sanitária realizaram trabalho de conscientização sobre a importância do esquema vacinal completo, a fim incentivar a adesão do maior número de pessoas à campanha de vacinação contra Covid-19. Outra situação levantada foi a importância da saúde e bem-estar dos animais. Os cavalos participantes do desfile deverão estar com os exames periódicos em dia, pois o evento está registrado e autorizado pela inspetoria veterinária estadual. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui