Acampamento Farroupilha em Lajeado: secretário explica que não será limitada a presença de público no Parque dos Dick

Prefeitura organiza ranchos de forma descentralizada para privilegiar o distanciamento. Evento acontece entre os dias 14 e 20 de setembro


0
Foto: Tiago Silva

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, falou sobre os preparativos para as programações da Semana Farroupilha 2021 no município, em entrevista ao Panorama desta sexta-feira (3). Conforme ele, diferentemente do ano passado, o cenário agora é de arrefecimento do quadro de pandemia, proporcionado pela maior cobertura vacinal. Com isso, Reckziegel pondera que há mais tranquilidade para a realização do evento, o primeiro oficial de Lajeado na retomada.

Apesar disso, o secretário ressalta que todos os protocolos e cuidados contra a covid-19 serão tomados pela organização, com responsabilidade e cautela.

Reckziegel explica que será repetido o número de ranchos de 2019 no Acampamento Farroupilha montado no Parque dos Dick, com 15 deles. Porém, haverá maior distanciamento entre os ranchos, que serão montados de forma descentralizada, privilegiando o distanciamento.

“Desta vez, vamos ter os ranchos bem afastados, com espaço mais amplo de circulação”, adianta, aproveitando as características do parque, amplo e aberto.

“Nós não pretendemos limitar o público”, afirma o secretário. “Claro que não queremos grandes aglomerações, mas não trabalhamos com a ideia de limitar”, ressalta. Reckziegel.

Ranchos em montagem no Parque dos Dick em Lajeado para a Semana Farroupilha 2021

A programação

O evento, realizado pela Prefeitura de Lajeado em parceria com a Associação Municipal da Tradição Gaúcha (AMTG), acontecerá entre os dias 14 e 20 de setembro. Parte do estacionamento do Parque dos Dick, onde acontecerão as atrações e o acampamento, ficará interrompido até o final do evento.

A abertura da 3ª Semana Farroupilha será no dia 14 de setembro, às 19h30, com a chegada da Chama Crioula. Atrações como shows, apresentações artísticas e exposição na Casa de Cultura também integrarão o evento. A novidade deste ano será o Show Farroupilha em Movimento, um caminhão que percorrerá as principais ruas de Lajeado levando músicas cantadas pelos artistas Daniel Torres e Borghettinho.

Todos os 15 ranchos do acampamento já foram alugados, tanto por entidades tradicionalistas quanto por pessoas da comunidade.

O evento, que tem o apoio da Gaita Produções, tem como patrona a 1ª Prenda do CTG Bento Gonçalves de 1955, Nelsy Cattoi Conte.

Confira a programação

14/09 – Terça-feira

19h30 – Abertura – Chegada da Chama e homenagem à Patrona
Apresentação dos alunos das Oficinas de Musicalização da Casa de Cultura
21h – Show de Ênio Medeiros

15/09 – Quarta-feira

17h – Show Farroupilha em Movimento, com Daniel Torres e Borghettinho, que percorrerão as ruas de Lajeado.

16/09 – Quinta- feira

20h – Show de Lisando Amaral

17/09 – Sexta-feira

19h – Orquestra de Concertos de Lajeado
21h – Batecasco

18/09 – Sábado

19h – Oração à terra
21h – Tornado da Vanera

19/09 – Domingo

17h – Grupo de danças da Aldeia Foxá (participação de Caroline Scariot)
19h – Orquestra Jovem de Lajeado
21h – Lida Bruta

20/09 – Segunda-feira

9h – Cavalgada (saída do Parque Ney Santos Arruda) com recepção no acampamento
17h – Show de Pablo Pereira
19h – Apagar da Chama e protocolo de encerramento, com participação do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi
21h – Alma Crioula

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui