Ação da Unimed VTRP incentiva a inovação na área da saúde por meio de startups

Cooperativa médica criou o Vibee para conectar startups, mentores de negócio e profissionais da saúde.


0
Rafael Zanatta, gestor do Vibee Unimed (Foto: Tiago Silva)

O Vibee Unimed, hub de inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), divulgou na sexta-feira (11) as startups participantes do seu primeiro programa de aceleração. As 123 startups inscritas foram analisadas e 25 delas foram pré-selecionadas para o pitch individual, no qual cada uma delas apresentou seu produto/solução para o Comitê Técnico do Vibee. A ideia inicial era selecionar até 10 startups para compor a primeira turma, mas os atributos das startups fizeram com que o comitê escolhesse 12 para iniciarem os trabalhos.

A partir de agora, serão 6 meses de trabalho em conjunto entre as startups e os profissionais da Unimed e do Vibee. As 12 selecionadas receberão inicialmente um diagnóstico individual para avaliar quais são os gaps (problemas) que precisam ser superados e, na sequência, cada startup contará com mentorias, capacitações e relacionamento com a rede de saúde.

O Vibee foi desenvolvido pela Unimed para identificar novas oportunidades na área da saúde. O objetivo é conectar startups, mentores de negócio e profissionais da saúde por meio de um processo de aceleração de startups. O nome do espaço nasceu da união de duas palavras: vibe (vibração, em inglês) e bee (abelha, também em inglês). A abelha é um dos símbolos do cooperativismo e representa também, na natureza, um importante agente de fertilização, pois poliniza flores nos locais onde passa.

O espaço físico do Vibee fica localizado na sobreloja da sede da Unimed VTRP, em Lajeado. A gestão do espaço e dos projetos é realizada por Rafael Zanatta, ex-secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Lajeado.

“A Unimed vem trabalhando com inovação há bastante tempo. Desde 2015, já vem um trabalho forte de mudanças nos treinamentos, na postura, de como lida com a inovação: não tem aqueles processos tão burocráticos, trabalha com projetos mais ágeis”, ressalta Zanatta. “Aí, em 2019, surgiu o Innovation, que é um programa de conexão com startups. Então, é quando a Unimed identifica algum problema internamente, algum desafio que ela gostaria de desenvolver e chama startups para resolver esse problema, a procurar no mercado startups que já tenham soluções prontas”, detalha. Nesse aspecto, o gestor cita a telemedicina e o exame rápido de sangue para Covid.


ouça a entrevista

 


Nessa construção, a diretoria da Unimed VTRP foi para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde há, por exemplo, 3 mil startups somente na área da saúde. Nesse contexto a cooperativa médica criou o Vibee. O programa possibilita o contato das startups com profissionais médicos da Unimed e mentores para refinar e melhorar cada vez mais o negócio. “E aí, sim, elas voltam para o mercado mais capacitadas”, ressalta Zanatta, sobre as vantagens que as startups têm na parceria com a Unimed na aceleração.

Conforme o gestor, para a cooperativa também é um movimento estratégico importante para entender e se conectar com as inovações na área da saúde.

Saiba mais

As cinco regiões do Brasil foram representadas na seleção, realizada pelos gestores da Unimed VTRP, do Vibee e da Innoscience Consultoria. Das 123 inscritas, 107 eram de quatro estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de janeiro e Minas Gerais. Entre as 12 selecionadas, cinco startups estão em estágio mais avançado em suas ideias, e sete em faze considerada inicial.

Selecionadas

Vibee Start

· Lica Health – Sistema para busca/agendamento de consultas e gestão das informações do paciente com armazenamento dos exames em nuvem

· Biotimize Soluções em Bioprocessos – Produção de insumos para kits de diagnóstico

· Dl4Med Inteligência Artificial Para Medicina LTDA – Tecnologia para verificar se a mama está corretamente posicionada no momento da mamografia

· Meu Cuidador – Marketplace de cuidadores profissionais para pessoas em casa

· Magic Care – Sistema focado em clínicas médicas para que todas as informações do paciente estejam digitalizadas e acessíveis por tablets

· VanellusRad – Dosímetro de radiação que informa a dose de radiação absorvida pelo profissional durante o dia

· dod – Inteligência Artificial – Utilização de câmeras e sensores térmicos para monitoramento a partir de inteligência artificial

Vibee Go

· SimpleID – Soluções para identificação biométrica (facial e impressão digital)

· Cori – Plataforma para monitoramento constante dos pacientes fragilizados

· 3fy – Plataforma online para gestão do plano de saúde empresarial

· Cor.Sync – Solução para o diagnóstico do infarto no atendimento de emergência hospitalar através de equipamento que mede os níveis de tropomina em até 10 minutos

· Fix it – Soluções inovadoras e personalizadas em imobilização articular utilizando a manufatura da impressão 3D com polímero próprio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui