Cerca de 2 mil doses de vacinas da Pfizer podem vencer em Teutônia por falta de procura

Imunizantes são descongelados e contam com prazo de 30 dias. Aproximadamente 10 mil pessoas ainda não procuraram pela 2ª dose no município


0
O lote que está por vencer nos próximos dias são cerca de 2 mil doses que ficam com validade até o dia 12 de novembro (Foto: Diego Silva / Divulgação)

Cerca de 2 mil vacinas da Pfizer podem vencer em Teutônia por falta de procura pela 2ª dose nos postos de saúde da cidade, levando em consideração que o prazo de validade é reduzido se comparado aos demais laboratórios por conta do descongelamento das doses para entrega aos municípios. Para evitar a perda, a equipe da Vigilância Epidemiológica pede que as pessoas que fizeram a vacina contra covid-19 da Pfizer até o dia 25 de agosto, compareçam o quanto antes aos postos de saúde, através de agendamento prévio, para receber a 2ª dose do imunizante e concluir o esquema vacinal.


ouça a reportagem

 


Conforme o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Teutônia, Maicon Rau Pedra, há dois pontos para serem explicados a respeito da situação. Um deles é a validade das vacinas Pfizer, e outro, o prazo entre a 1ª e a 2ª dose do imunizante. “Essa vacina, a tecnologia que é usada para fabricação dela, faz com que ela venha congelada para central de distribuição do Estado. Quando essa vacina é retirada do freezer para distribuição às coordenadorias e os municípios, ela é descongelada”, explica.

E o problema, segundo o enfermeiro, está justamente nesse processo de descongelamento, que tem um prazo de 30 dias até a aplicação. “Estamos tendo uma baixa procura de pessoas para realizar a segunda dose da vacina Pfizer aqui no município”, completa. O lote que está por vencer nos próximos dias são cerca de 2 mil doses que ficam com validade até o dia 12 de novembro, fechando os 30 dias após o descongelamento. “Pelo o que vacinamos, ainda faltam entorno de dez mil doses para serem feitas.”

Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Teutônia, Maicon Rau Pedra (Foto: Divulgação)

O profissional relata que essas situações não acontecem com vacinas de outros laboratórios. “A vacina da AstraZeneca e a vacina da CoronaVac não está acontecendo esse problema porque elas não possuem esse período de descongelamento, então são vacinas mais tranquilas”, diz. A preocupação mesmo é com a Pfizer e com o prazo para recebimento de mais doses quando necessário, segundo Pedra. “Pode ser que se as pessoas não vierem procurar e nós perder essas vacinas, não sabemos em quanto tempo teremos a reposição dessas doses.”

O entendimento para não procura pelo imunizante pode estar ligado ao fato da antecipação das doses, que reduziu o intervalo entre a 1ª e 2ª aplicação de 12 para oito semanas. “Por isso que estamos um chamamento de todas as pessoas que fizeram vacina da Pfizer aqui em Teutônia, até dia 25 de agosto, que ai já está completando suas oito semanas e já tem a vacina garantida para ser feita”, destaca.

Neste sábado (23), o Centro Avançado de Saúde (CAS), localizado no Bairro Canabarro, estará aberto das 8h às 11h, sem necessidade de agendamento, para vacinação contra covid-19, aplicação da 1ª, 2ª dose e dose de reforço. Durante a semana, as vacinas são aplicadas em todos os postos de saúde do município, mas o pedido da Secretaria de Saúde é para que se faça um agendamento prévio.

Nova sede da Vigilância em Saúde

Recentemente, na sexta-feira da semana passada, dia 15, Teutônia inaugurou a nova sede da Vigilância em Saúde, localizada na Rua Carlos Arnt, no Bairro Canabarro. O espaço possui uma área total de 240 metros quadrados, que oferece salas para funções administrativas, reuniões, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador, cozinha e banheiro.

Além disso, um espaço para o laboratório de Entomologia, onde são realizadas as análises de larvas. O investimento total para reforma, reestruturação do espaço e aquisição de equipamentos, foi de R$ 88.2 mil.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui