Acil começa trabalho para viabilizar instalação de unidade do Tudo Fácil no Shopping Lajeado

Em operação, unidade deve gerar mais de 70 vagas de emprego.


0
Foto: Detran / Ilustrativa

Ocorreu na tarde desta quinta-feira(11), na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), uma reunião para definir o grupo responsável pela execução financeira e operacional da instalação da Central de Serviços do Rio Grande do Sul, conhecida como Tudo Fácil, em Lajeado. A unidade será construída no Shopping Lajeado.

Estiveram presentes na reunião o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauscild, além de outros membros do poder executivo de Lajeado e a corte administrativa do Shopping. No encontro, o secretário explicou que o ponto de atendimento será um canal para facilitar a resolução dos problemas dos moradores da região em assuntos que envolvam a secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

De acordo com Hauschild, ainda é necessário um aporte em cerca de R$ 800 mil para a organização do espaço. Este valor será utilizado para manutenção estrutural do local que vai receber a unidade, além de consertos elétricos e hidráulicos. Os móveis, máquinas e demais materiais utilizados serão pagos pelo governo estadual.

Localização estratégica

Segundo o secretário, a localização do Shopping Lajeado permite que o espaço atenda, além dos moradores da região, ao público de outras cidades do Vale que cruzam diariamente pela BR-386. “A nossa estimativa é de que o Tudo Fácil possa atender cerca de 250 mil pessoas por ano,” pontuou.

O diretor da Shopping Council, que administra o Shopping Lajeado, Rubens Simonsen, falou sobre a importância da vinda do Tudo Fácil para o município. “Estamos cedendo uma área de 5% do espaço locável do shopping a custo zero para o estado, pois entendemos que a vinda da unidade para cá contribui para toda a região,” destacou.

Ainda segundo Simonsen, o espaço foi cedido porque hoje, “shopping deve ser muito mais do que um centro comercial, tem que ser um espaço que oferece segurança, lazer, qualidade na prestação dos serviços e ser também agradável a todos que o visitam”. Para Hauschild, todas essas características justificam a escolha do shopping para receber a unidade.

Geração de empregos

Além de toda a facilidade e agilidade na prestação dos serviços, a unidade de Lajeado deverá gerar em torno de 70 empregos segundo Hauschild. “A prestação de todo o serviço será feita por uma empresa terceirizada que vai ser contratada pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Esses profissionais passarão por um processo de seleção, para estarem capacitados a atender da melhor forma todos aqueles que buscarem pela prestação dos serviços do Tudo Fácil,” finalizou.

A unidade de Lajeado terá horário diferenciado para atender toda a população em período integral. O horário de atendimento será de segunda à sexta-feira das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h.

Mobilização regional

O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, elogiou o projeto e falou que a vinda do Tudo Fácil para Lajeado vai otimizar a prestação de todos os serviços em um único espaço. Também propôs a criação de um grupo de trabalho para mobilizar a região na busca dos recursos que faltam para colocar em andamento a obra e a mesma possa ser inaugurada no prazo estabelecido pelo governo. O grupo de trabalho será formado por lideranças das entidades empresariais, da prefeitura de Lajeado, Secretaria de Justiça e Shopping Lajeado.

Além de Hauschild, Simonsen e Bergesch, participaram do encontro os presidentes da Câmara de Indústria Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Rosa; da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Fabrício Schneider; da Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Aescon), Dani Petry; o superintendente do Shopping Lajeado, Nelson Noschang; o gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Cooperativa Languiru, Alexandre Schneider; o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker; técnicos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, membros da diretoria e equipe operacional da Acil.

Serviços oferecidos no Tudo Fácil

Confecção de RG;
Serviços relacionados a pensões;
Intermediação de Vagas de Emprego / Encaminhamento do Seguro Desemprego;
Habilitação de segurado IPE / Habilitação de dependentes (sem processo);
CORSAN Ligação / Religação / Negociação de dívidas/ Alteração de Titularidade;
Confecção e alteração do CPF / Suporte para o cidadão realizar os serviços diretamente no portal de serviços;
Cadastro para senha de acesso ao MEU INSS;
DETRAN – Sala de Provas Aplicação de Provas Condutor.
Ainda de acordo com o secretário, a unidade poderá também realizar serviços municipais. Já existem tratativas em andamento com a Polícia Federal para que as unidades do Tudo Fácil sejam habilitadas a emitir passaportes aéreos a população. AI/VM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui