Acil e Junior Achievement capacitarão 2.899 jovens com o projeto Empreendedores do Amanhã

“O objetivo é que esses jovens tenham noções antes de ingressarem no mercado de trabalho”, explica vice-presidente da Acil


0
Foto: Divulgação

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Junior Achievement (JA) retomam sua parceria na realização do projeto “Empreendedores do Amanhã”. O programa consiste em capacitar, através de oficinas mediadas por voluntários, 2.899 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em Lajeado. As oficinas serão ministradas por voluntários que podem cadastrar-se diretamente no site da Acil até 15 de agosto.

Com foco na opção de treinamento escolhida para trabalhar com os estudantes, eles receberão qualificação da JA sobre como funciona o programa, além de boas práticas sobre como lidar com os jovens atendidos. Os treinamentos serão realizados de forma virtual entre os dias 15 e 26 de agosto.

“O objetivo é que esses jovens tenham noções antes de ingressarem no mercado de trabalho. Então a ideia da capacitação com esse projeto é trabalhar os nossos futuros empreendedores e as nossas futuras lideranças do nosso município, plantando essa sementinha ainda este ano. O projeto começa agora. A gente está em fase de captação de voluntários, e a aplicação da metodologia nas escolas vai acontecer logo em seguida, em setembro e outubro”, explica a vice-presidente de desenvolvimento executivo da Acil, Betina Duraynski.

Voluntários

Os voluntários interessados em ministrar as oficinas podem inscrever-se diretamente no site da Acil – acilajeado.org.br. Os treinamentos dos inscritos acontecerão sempre das 16h às 18h, obedecendo ao cronograma especificado no portal de cadastro. Não é exigida qualificação específica em cada área, pois as oficinas abrangem temas como gestão de projetos, futuro do trabalho e vantagens de permanecer na escola, entre outros. As oficinas serão aplicadas em quatro horas para os alunos, em sala de aula, nos dias e horários em que os voluntários estiverem alocados.

“Para ser voluntário o mínimo é ter 18 anos, mas não tem pré-requisito. A pessoa vai receber toda a captação, então ela tendo boa vontade e disponibilidade, pode ser voluntário do projeto”, explica a diretora de desenvolvimento executivo da Acil, Janaína Schneider.

Oficinas

A aplicação das oficinas aos alunos vai acontecer nos horários de sala de aula dos estudantes. Os programas para ensino fundamental serão, em grande parte, ministrados à tarde. Já os programas para ensino médio serão, em grande parte, pela manhã. Em menor frequência, vão acontecer aplicações no turno da noite para os alunos que estudam nesse período.

Escolas participantes

  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Bandeira (95 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco (126 alunos)
  • Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (938 alunos)
  • Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo (750 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira (106 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Fett Filho (80 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Branca (281 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso (79 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Otília Corrêa de Lima (82 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Scherer (103 alunos)
  • Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio (259 alunos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui