Acil vai instalar régua para medira nível de cheias do Rio Taquari

O dispositivo será afixado na parede lateral do prédio, junto à calçada, pela Rua Benjamin Constant.


0
Professores fazem a aferição da cota atingida pela cheia na parede da Acil (Foto:Lucas Santos)

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) instalará uma régua de sinalização das cheias do Rio Taquari na semana que vem. O dispositivo será afixado na parede lateral do prédio, junto à calçada, pela Avenida Benjamin Constant. A régua também trará as marcações das quatro últimas grandes enchentes que assolaram Lajeado desde 1941.

O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, explica que o projeto de instalação da régua surgiu de forma natural na última cheia, em 9 de julho passado, quando a água quase invadiu a sede da entidade. Enfatiza que só um plano completo do levantamento pluviométrico de toda a bacia dos rios Taquari-Antas atenderá o objetivo técnico de monitoramento das cheias. Bergesch informa que outro objetivo da entidade com o projeto é reforçar a iniciativa de instalação das réguas pela prefeitura, pois a região onde se localiza a Acil é suscetível às cheias e local de grande trânsito de pessoas.

O projeto de instalação da régua da Acil foi desenvolvido pelos professores da Univates Sofia Royer Moraes, engenheira ambiental, e Rafael Eckhardt, biólogo. O projeto arquitetônico da régua é da arquiteta Kátia Eckert, da Planus Arquitetura e Urbanismo. AI/LF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui