Ações ambientais marcam primeiras semanas de junho em Poço das Antas

Atividades de conscientização e preservação envolveram a Administração Municipal, comunidade e alunos


0
Foto: Divulgação

A data de 5 de junho é marcada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Abrangendo essa comemoração especial, diversas ações que visam alertar para a importância da preservação da fauna e flora foram desenvolvidas em Poço das Antas. O Município voltou às suas ações para as primeiras semanas do mês de junho, realizadas através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com outras pastas, com o objetivo de conscientizar, compartilhar conhecimento e garantir a preservação dos recursos naturais.

Combate ao Aedes aegypti

Na manhã do dia 2 de junho, os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Pedro Schneider realizaram uma blitz de conscientização sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A turma do 3º ano está realizando estudos a respeito do combate ao mosquito em sala de aula, e nessa blitz, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar o seu conhecimento e também as dicas sobre como evitar água parada com os motoristas que trafegavam pelas ruas de Poço das Antas, distribuindo folhetos informativos. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Antas e também da Brigada Militar do Município.

Coleta de embalagens de agrotóxicos

A ação de coleta de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas ocorreu no 7 de junho em Poço das Antas. O programa é coordenado pela Fundação Pró Rio Taquari e executado pela Cooperativa Languiru, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Emater/RS-ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Poço das Antas. Nesse ano, foram recolhidas 585 embalagens. A coleta desses materiais garante a sua devida destinação e evita que eles se propaguem pelo meio ambiente.

Entrega e plantio de mudas

Também como forma de registrar a passagem da Semana do Meio Ambiente, a Emef Leo Pedro Schneider recebeu mudas de árvores que foram plantadas no dia 9 de junho, ao lado da instituição, em uma ação que reuniu alunos, professores, membros da Administração Municipal e da Emater/RS-Ascar de Poço das Antas.

As mudas foram plantadas num terreno que consistirá em um horto-florestal didático, com árvores frutíferas, exóticas e também espécies como o pau-brasil, árvore símbolo do País, e a erva-mate, árvore símbolo do Rio Grande do Sul. As árvores servirão para identificação dos alunos, ampliação do conhecimento e sombra, além de que as frutíferas complementam e enriquecem a alimentação escolar. 

Participaram do ato alunos do 1° ao 5° ano do turno da tarde, bem como professores da Emef Leo Pedro Schneider; representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Emater/RS-Ascar de Poço das Antas, e também a prefeita municipal, Vânia Brackmann. AI/VM 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui