Ações do “Movimento Pela Vida” buscam conscientizar sobre a responsabilidade no trânsito

Carreata da gentileza ocorre no próximo sábado, em Arroio do Meio


0

Uma série de ações voltadas para a conscientização no trânsito estão sendo realizadas nas dependências da Secretaria de Educação de Arroio do Meio. As iniciativas fazem parte do projeto “Movimento Pela Vida”, desenvolvido pelas empresas Sulati, ValeLog e o CFC Arroiomeense. A programação teve início nesta terça-feira (24) e segue até o próximo sábado (28).

Conforme Liselena Bersch Neumann, uma das idealizadoras da proposta, as ações envolvem as escolas das três redes de ensino de Arroio do Meio e são voltadas para turmas do 8º ano e do Ensino Médio. As atividades ocorrem em parceria com o Projeto Vida Urgente e o Sest Senat.


ouça a reportagem

 


“Eles estão tendo duas vivências atreladas ao uso da bicicleta no ambiente coletivo que nós chamamos de trânsito. Numa delas, os jovens entram na cabine de um caminhão e identificam os pontos cegos de um veículo grande. Assim, conseguem perceber uma situação de risco que podem se colocar. Já na outra ação, os alunos estão tento a experiência de andar de bicicleta por Porto Alegre fazendo o uso de um óculos de realidade virtual”, detalha.

Liselena (ao centro) é um das idealizadoras do projeto (Foto: Artur Dullius)

Na noite desta quinta-feira (6), às 20h, também está programada uma palestra com o frei Jaime de Caxias do Sul, para discutir questões que envolvam drogas, álcool e família. Já no sábado (28), encerrando a semana do Movimento Pela Vida, será realizada a 5ª carreata da gentileza.

“O grande objetivo é rodar pelas ruas de Arroio do Meio, que é um município menor e com ruas mais estreitas, de forma ordenada, organizada e harmônica. Ou seja, a carreata anda e o trânsito da cidade flui de forma normal. Isso para mostrar para todos os motorista que é viável trafegar com respeito e gentileza”, afirma Liselena.

A carreata é aberta à participação de todos motoristas. A concentração será a partir das 7h30, nos pátios da Sulati e da Girando Sol, com saída prevista para às 8h30. Na sequência, ocorre também o almoço solidário com a venda de salsichão com pão por R$ 5. O valor arrecadado será doado para a UTI do Hospital São José de Arroio do Meio.

No mês de setembro, durante a semana do trânsito, o movimento também fará novas ações voltadas para séries iniciais e alunos do 9º ano da rede escolar de Arroio do Meio.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui