Ações são realizadas para que “badernas da Talini” não migrem para outros pontos de Lajeado

Departamento de Trânsito realizou fiscalizações durante o feriadão de Páscoa. Além da Talini, pontos como avenidas Piraí e ACVAT são monitorados


0
Durante o feriadão de Páscoa não foram registradas ações de maior destaque devido as fiscalizações (Foto: Departamento de Trânsito / Divulgação)

Os recentes incidentes com badernas na Avenida Avelino Talini, no Bairro Universitário, em Lajeado, acenderam um alerta ainda maior para órgãos de segurança da cidade e população. Muitas reuniões foram realizadas nas últimas semanas entre prefeitura, comunidade e Univates, com o objetivo de coibir ações com rachas, violência e consumo de bebidas alcoólicas em excesso. Mas além disso, também há monitoramento para que o problema não migre para outros pontos da cidade.


ouça a reportagem

 


Durante o feriadão de Páscoa não foram registradas ações de maior destaque devido às fiscalizações, segundo o chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker. “Na quinta-feira nós tivemos aumento nos boletins de acidente devido a movimentação, tivemos quatro, na sexta-feira nenhum, no sábado dois e no domingo também nenhum com danos materiais na cidade”, relata.

Além da Talini, o departamento também trabalha com monitoramento nas avenidas Piraí e ACVAT para que o problema não migre para outros locais da cidade, mas por enquanto a situação está controlada. “A princípio não constatamos ainda essa migração, mas foram feitas reuniões já, provavelmente serão instaladas câmeras de videomonitoramento no local.”

Essas câmeras vão possibilitar que os agentes apliquem punições aos infratores através de imagens, como explica Becker: “Agora com a nova legislação os veículos podem ser autuados pelo monitoramento das câmeras, então isso provavelmente vai diminuir os excessos nos locais”, destaca. Poderão ser aplicadas multas de manobras perigosas e demais infrações de trânsito pelo agente que estiver monitorando as imagens. “A intenção é monitorar os excessos, manobras e direção perigosa, que geralmente acontece nos locais em horários que a nossa fiscalização não se encontra, que geralmente é na madrugada. Nosso efetivo trabalha em sábados e domingos até 20h, só em caso de operações utilizamos efetivo fora desse horário.”

Chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker (Foto: Gabriela Hautrive)

Mais câmeras na Talini

Na quarta-feira da semana passada, dia 13 de abril, foi realizada uma reunião para tratar de assuntos envolvendo a Avenida Avelino Talini, com foco na aquisição de mais câmeras de videomonitoramento para o local: uma nas proximidades do Prédio 1 da Univates e a segunda no entroncamento da Avenida Talini com a Avenida Alberto Müller, próximo ao Complexo Esportivo da Univates. A da Alberto Müller será custeada pela Prefeitura de Lajeado por meio da Secretaria de Segurança Pública, e a segunda por moradores e universidade.

Agora, o próximo passo é definir como será feita a divisão dos custos para aquisição do equipamento. Na oportunidade, o gerente de Engenharia e Manutenção da Univates, Robledo Müller, disse que a instituição vai trabalhar junto dos moradores por entender que faz parte da comunidade. “A gente é sempre muito parceiro da prefeitura em outros projetos, e nesse também, de tentar qualificar o espaço público, então se por ventura o caminho no primeiro momento, de aumentar a sensação de segurança, é o videomonitoramento, a Univates é parceira do projeto”, ponderou.

A empresa que faz a gestão das câmeras deve enviar uma ideia de valor dos equipamentos, que gira entre R$ 50 e R$ 60 mil, dependendo das qualificações de zoom, infravermelho e outros itens.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui