Acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco

No Brasil, mais de 50 mil crianças estão acolhidas dentro de instituições atualmente


0
Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach (Foto: Tiago Silva)

O acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco foi tema do comentário e da análise do promotor de Justiça Sérgio Diefenbach no quadro “Direto ao Ponto” desta quinta-feira (17), no programa Troca de Ideias. Conforme ele, esse é um tema complexo. No Brasil, mais de 50 mil crianças estão acolhidas dentro de instituições atualmente. Em Lajeado são 20, em duas instituições, aponta o integrante do Ministério Público.


ouça o ‘direto ao ponto’

 


Para que um jovem seja retirado de sua família, somente com ordem judicial e comprovada a negligência. Diefenbach diz que é “uma medida triste, forte e dramática”, que “visa proteger de violência ou negligência grave”. O promotor ressalta que “cada caso é um caso”. “São vidas e histórias diferentes”, por isso a necessidade de comprovação para que um juiz determine tal ação.

A pobreza não é motivo por si só, aponta Diefenbach, pois essa condição permite dignidade, afeto e cuidado mesmo em situações de adversidade. Já a negligência e descaso sim. Entre as situações que se enquadram estão o uso de drogas, o consumo de bebidas e o descaso com os filhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui