O Comitê Gestor do Plano de Revitalização do Centro Histórico teve sua primeira reunião do ano nesta quarta-feira (9), no salão de eventos da prefeitura de Lajeado. Os encontros estavam suspensos devido a pandemia. O grupo deve se reunir toda primeira quarta do mês.
Na reunião desta quarta foi definida uma comissão para reformular a Lei 8.903/12 que trata do plano de revitalização do Centro Histórico. O grupo irá se reunir todas as quintas-feiras. O presidente do Comitê, André Jaeger, fala que por a lei ser de dez anos é necessário uma adaptação. “Nós estamos propondo uma revisão desta lei, para que ela dê efetividade de atribuições ao Comitê para que ele possa realizar suas ações”, comenta.

Jaeger diz que o grupo pretende propor inúmeras atividades este ano. “Queremos promover promoções de revitalização de praças da Orla do Rio Taquari e algumas ações de segurança pública”, conta.
Outro ponto a ser observado é o plano diretor. Conforme o presidente, há conflitos com a lei. “No plano havia alguns limites de altura no Centro Histórico. Nessa região onde começou Lajeado é que queremos preservar, além de incentivar novos investimentos”, destaca.
Os encontros não são abertos ao público. O grupo é constituído por representantes da sociedade, de entidades e do poder público que busca recuperar aspectos culturais, de infraestrutura e de segurança no Centro de Lajeado.
Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br