Através de denúncia, na segunda-feira (29), uma vistoria foi feita pela Vigilância Sanitária de Lajeado, no açougue Tradição Carnes, no bairro Moinhos, o que acabou acarretando na inutilização de 620 kg de carne.

Com o auto de infração que a Vigilância lavrou, um processo administrativo sanitário foi aberto, com prazo para o açougue de defender. Quem que não seguir as normas sanitárias, fica sujeito à advertência, multa e até mesmo interdição.


ouça

 


Entre os produtos inutilizados no estabelecimento visitado nesta segunda estão: carne de frango/miúdos que estavam em temperatura de resfriados, os quais seriam vendidos como produtos frescos; carne moída em ambiente fora de temperatura preconizada, retalhos de carne bovina sem rotulagem (validade) e carne com validade vencida; e embutidos e produtos temperados fabricados no local (atividade não permitida em açougues). Júlio Franz, proprietário da Tradição Carnes, afirma que suas carnes não estavam impróprias para o consumo.

Segundo ele, os fiscais não quiseram medir a temperatura do alimento, e nem levar o mesmo para fazer análise. Já a vigilância disse não ter pedido dele para análise, e que mesmo se houvesse o pedido, os laboratórios oficiais não aceitam analisar produtos vencidos.

Também relatou que existem algumas praticas que são comuns em açougues e que requerem cuidados, como temperar e produtos para deixar refrigerando. Quanto a limpeza e transparência do local, a fiscal Paula Luciana Kern da vigilância cita em que o estabelecimento é exemplar e isso não teria sido o problema. JC

3 Comentários

  1. Nao conheço outro acougue em Lajeado que faz carne moida em ambiente de 0 graus
    Claramente fiscalização tendenciosa

  2. Dando uma olhada na reportagem, observe estes pontos.
    Miúdos que estavam em temperatura de resfriados, os quais seriam vendidos como produtos frescos.
    Carne moída em ambiente fora de temperatura preconizada.
    Segundo o proprietário, os fiscais não quiseram medir a temperatura do alimento, e nem levar o mesmo para fazer análise.
    Agora pergunto se a vigilância sanitária tem termometro de temperatura aclopado no globo ocular.
    Pois ao menos quando se trata de algo assim, deve ao menos a vigilância ter um medidor de temperatura.
    Pois a moeda tem-se dois lados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui